segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

COMITÉ CENTRAL DO PAIGC: DOMINGOS SIMÕES PEREIRA - 2, BRAIMA CAMARÁ - 0

O Comité Central do PAIGC, que é o orgão máximo entre dois congressos concluiu ontem a reunião de dois dias que tinha sido precedida por uma outra mais restrita que é o Bureau Politico. Estavam presentes quase todos os membros do CC, incluindo os candidatos, Domingos Simões Pereira, Braima Camará, Aristides Ocante da Silva, Cipriano Cassamá e Luis Oliveira Sanca.

Segundo informações que o PN teve acesso as pessoas estavam interessadas em ver a  luta entre os dois candidatos. O primeiro voto foi a de determinação do local do congresso. Os militantes que apoiam o Sr. Braima Camará escolheram Bissau porque sabiam que Domingos Simões Pereira, viveu e cresceu na cidade de Cachéu e isso podia ser um factor importante para Domingos Simões Pereira (ou seja o jogar em casa).

E assim foi. O Secretário Nacional do PAIGC, Augusto Olivais  fez a pergunta: " Os camaradas que estão a favor do local da realização do congresso na cidade de cachéu que levantem o braço".

E todos aqueles que apoiam Domingos Simões Pereira levantaram o braço porque este último tinha dado orientação nesse sentido, o que é natural. Foi uma victoria surpreendente para Domingos Simões Pereira. Porque durante os dois dias deu-se a impressão que o local seria em Bissau devido a muitas razões organizativas levantadas, incluindo questões de segurança e de ordem financeira. Nesse sentido a maioria dos membros do comité central votaram no sentido de realizarem o congresso em cachéu.

A segunda votação já no final da noite e mais decisiva foi a da escolha do mês mais realista para a realização do congresso. Mais uma vez, consta que os candidatos sorrateiramente passaram a informação aos seus seguidores e no momento da votação a questão era de saber se o congresso seria realizado no mês de Março ou no mês de Maio.

Braima Camará argumentou para os seus militantes que queria no mês de março devido a muitas razões (campanha de castanha de caju, chuva , etc) e que seria perigoso o mês de Maio. Domingos Simões Pereira, defendeu a tése do mês de Maio pelas suas razões (melhor organização do congresso, mais tempo para cada um apresentar o seu projecto do PAIGC, etc).

Mais uma vez o Augusto Olivais perguntou a quase 350 militantes: " Os camaradas que estão a favor da realização do congresso no mês de Maio é favor levantar o braço" ? E BUM  mais uma vez. Pouco a pouco a victória de Domingos Simões Pereira tornou-se evidente. A maioria dos congressistas optou pela realização do congresso no mês de Maio.

Parecendo que não isto é sintomático daquilo que se esta a desenhar nos próximos mêses. Deve-se dizer em abono da verdade que Domingos Simões Pereira em poucos dias no país está a ganhar terreno que tinha perdido com a sua ausência.

Deve-se igualmente dizer em abono da verdade que Braima Camará teve uma intervenção satisfatória realçando que trabalhará com todo o candidato que ganhar a eleição no partido.

Infelizmente os outros candidatos, Aristides Ocante da Silva, Cipriano Cassama e Oliveira Sanca não tiveram grande expressão na sala.

Portanto é caso para dizer que o jogo politico está no ar e resta ver como será o próximo embate para a final.

PEDIDO AO PAIGC: Não se esqueçam de convidar o Progresso Nacional para assistir ao Congresso