sábado, 26 de janeiro de 2013

OPINIÃO: AINDA ACERCA DO PAIGC

Todos os candidatos sabem que para se ganhar o congresso do PAIGC é necessário conquistar os presidentes das comissões politicas de secção, de zona e de região. Nesta altura muitos candidatos já contactaram estes ditos decisores politicos mas lá no fundo nenhum tem a certeza absoluta que a vitória é certa. Qual é a análise que deve ser feita neste momento para que cada um aumente o seu nivél de confiança ?

Penso que, os candidatos devem demonstrar num manifesto escrito qual é o seu projecto de partido ou de sociedade. O PAIGC não deverá aceitar candidatos que digam apenas de boca para fora que querem reformar a sociedade. É necessário demonstrar no papel, preto no branco aquilo que cada um quer fazer. 

Os candidatos tem que ter coragem para falarem claramente da sua visão de futuro ou seja aquilo que pretendem fazer concretamente se o partido e o povo lhes der esta chance. Os candidatos tem que ter coragem igualmente de falar do seu passado (principalmente o Sr. Braima Camará  uma vez que o povo da Guiné-Bissau levanta dúvidas quanto ao seu passado). Os candidatos tem que ter coragem de defender publicamente os ideais de Amilcar Cabral.

O candidato que tiver coragem de falar do seu passado, do seu presente e da sua visão de futuro aos militantes do PAIGC de uma forma clara e sem rodeios então aí sentirá o apoio claro dos militantes e assim aumentará o nivel de confiança. Enquanto os candidatos não fizerem isso vai ser só blá blá blá.

Militante e Activista de 1º hora do PAIGC