quinta-feira, 14 de março de 2013

MANIFESTO ELEITORAL DOMINGOS SIMÕES PEREIRA-- 1






Camaradas e Companheiros Militantes e simpatizantes do PAIGC.
Caras Concidadãs e Caros Concidadãos
Povo Guineense.
Pelo presente, estou a apresentar-vos o manifesto político de um conjunto de cidadãos que eu represento e que reúne um importante número de militantes do PAIGC, dos mais diferentes níveis e estruturas, de simpatizantes do partido, e ainda de muitos outros cidadãos. 

Estou satisfeito e entusiasmado por depositar em Vossas mãos o que consideramos ser um  importante contributo para a vida futura do nosso partido e do nosso país. É pois disso que se trata. Aqui explanamos, após revisitar os fundamentos teóricos do conceito de  “unidade e luta” de Amílcar Cabral, a nossa visão programática para a reforma e funcionamento do partido, o perfil e a apresentação do candidato à liderança do partido e subsídios para um programa de politicas publicas que o partido proporá para desenvolver o país. Fechamos o documento com mensagens dirigidas às camadas organizadas da nossa sociedade, o que poderá vir a ser complementado com  testemunhos ilustrativos do que pensa quem melhor nos conhece  e que nos recomenda a todos Vós.

Estou sobretudo confiante de que todos irão consagrar  uma atenção especial a este Manifesto e procederão à sua profunda análise crítica para poder contribuir com sugestões na sua melhoria. E o aperfeiçoamento dos instrumentos neles contidos. Será importante avaliar o perfil e o nível de preparação do candidato, escrutinar cada aspeto da sua vida em termos de moralidade, familiar e pública, de integridade, de capacidade e preparação para representar o PAIGC, materializar internamente as suas propostas, e projetar para o exterior as aspirações do povo guineense. Será também muito importante verificar a pertinência e objectividade das propostas que aqui se enunciam para posterior desenvolvimento. 

Para o futuro já próximo, pensamos nós, as metas são claras e objectivas: pacificar o país, congregar os cidadãos num projecto de unidade e enfrentar os desafios das reformas estruturais  com vista à perenização da paz e à sustentabilidade do desenvolvimento. Eis a missão do partido!

Eis o que todos os militantes e simpatizantes do partido, a sociedade guineense, no país e  na diáspora  e toda a vasta comunidade de amigos e parceiros internacionais, esperam: opções claras da nossa parte, sem desculpas ou  fugas à  responsabilidade. Não valerá a pena dizer que  foi condicionado, seja por  compra da consciência, por  desconhecimento e muito menos por  desatenção ou falta de tempo. A nossa vida e o nosso futuro dependem das opções que fizermos no muito curto prazo. Barack Obama afirmou recentemente que, «a história tem demonstrado que a paz e o desenvolvimento, chegam aos povos que fazem boas escolhas». Agora então é a nossa vez de fazer uma escolha, em consciência e lucidez, em nossso nome, no nome de cada um, no nome dos filhos e parentes e dos demais concidadãos.

Decidi assumir, nesta conjuntura extremamente complexa e difícil, as minhas responsabilidades de militante e dirigente do PAIGC, por me sentir pronto -  moral e tecnicamente, para colocar ao serviço de meu partido toda a minha experiência. Educado com base em princípios e valores da família e da sociedade, cedo compreendi e assumi o propósito de corresponder às exigências do serviço público e quando chamado a tal exercício, lembrei-me sempre de que estava a gerir bens da comunidade. Por isso, tentei sempre pautar a minha conduta pela lisura nos procedimentos, por transparência nos métodos e por competência e empenho na minha disponibilidade. Cabe agora aos Camaradas, militantes e dirigentes do partido, avaliarem e decidirem. 

Também compreendi rapidamente que a boa governação não depende exclusivamente da boa-fé e do patriotismo, mas em grande medida do nível da preparação técnica, razão porque uma parte considerável da minha vida foi consagrada à aprendizagem. Na minha apresentação encontrará detalhes do meu percurso académico, do qual destaco as seguintes qualificações formais: sou Engenheiro Civil, possuo um Mestrado no domínio das Ciências Técnicas  e estou concluindo um Doutoramento em Ciências Politicas e Relações Internacionais. 

A formulação teórica deste manifesto foi pensada à volta da afirmação de Amílcar Cabral de que - «um bom projeto político não garante necessariamente o sucesso mas, a ausência de um bom projeto é quase seguro garantir o insucesso». 

Conto que no final da análise desta passe a conhecer-nos melhor, a mim e ao projeto, e que use a sua consciência como única Juíza válida para a decisão que irá orientar o seu futuro pessoal e o nosso futuro coletivo.

Boa sorte e bem-haja!

Domingos Simões Pereira