sexta-feira, 28 de junho de 2013

IRRESPONSABILIDADE NA CIRCULAÇÃO RODOVIARIA


No dia 18 de Maio 2013, um acidente de viação envolveu um porta contentor da empresa Malaika com uma viatura de zero km da Liga Guineense dos Direitos Humanos adquirida no mês de janeiro do corrente ano no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia. O carro da Liga transportava mais de uma dezena de colchões destinados aos detidos da Polícia judiciária que se encontram em péssimas condições de detenções. O porta contentor da empresa Malaika carregava dois contentores com mais de 20 toneladas cada, cheios de troncos de madeira com destino ao porto de Bissau.

O acidente aconteceu quando a porta contentor da empresa Malaika teve dificuldades de passar a pequena subida para a praça dos heróis nacionais, sem travão em condições, o condutor não conseguiu controlar a viatura entrou numa marcha atrás forçada acabando por bater violentamente à viatura da LGDH um Ford Ranger 4x4. De seguida arrastou a referida dupla cabine para uma distância de mais de 100 metros tendo culminado com a destruição da viatura da Liga embora o condutor conseguiu escapar a morte imediata por um triz.

No local apareceram os órgãos de comunicação social incluindo a televisão nacional devido a gravidade do acidente que podia ser evitado se não fosse negligencia. O repórter do progresso nacional esteve no local onde testemunhou o ambiente de indignação no seio dos dirigentes da Liga devido aquilo que eles qualificam de tamanha irresponsabilidade uma vez que a viatura da empresa Malaika não tinha condições mínimas de circulação pois não tinha inspeções em dia muito menos uma bateria para além de outras negligencias grosseiras.

O Progresso Nacional tentou varias vezes em vão junto da direção da Liga para saber qual será a sua posição face este caso que a privou de um instrumento importante e imprescindível na sua luta pela defesa dos direitos humanos.

Finalmente, o nosso repórter conseguiu ontem através de uma fonte que pediu anonimato, informações que indicam que o processo foi acusado pelo Ministério Publico, a primeira audiência de julgamento está marcada para a próxima segunda-feira dia 1 de Julho. A mesma fonte garante que não obstante o desprezo e a falta de respeito dos responsáveis da empresa Malaika em relação a este caso a Liga decidiu pautar pela maior serenidade e confiança aguardando a realização da justiça. A fonte disse-nos ainda que a Liga irá no fórum próprio, acionar todos os mecanismos legais disponíveis para obrigar a empresa Malaika ressarcir os danos causados o que passa pela aquisição de uma nova viatura de igual valor, para além das competentes indemnizações que os casos do género exigem. Por fim, disse que estão de olhos abertos e atentos a eventuais manobras que visam impedir a realização da justiça, se tal vier acontecer iremos acionar outros mecanismos já identificados assegurou a referida fonte.

O progresso nacional estará no tribunal na segunda-feira para testemunhar a realização da justiça.

Vejam fotos exclusivas do progresso nacional.