quinta-feira, 13 de junho de 2013

OPINIÃO: BALANÇO DA TRANSIÇÃO

Caros amigos depois de um ano de Transiçao fiz me essas perguntas :


Quais foram as realizaçoes feitas na area da educaçao? Nada a nao ser greves sobre greves. 

Quais foram as realizaçoes feitas na area de saude ? Nada a nao ser greve e regresso da colera.

Quais foram as realizaçoes feitas na area de protecçao de ambiente ? Nada a nao ser indiferença do Governo perante cortes abusivos de arvores.

Quais foram as realizaçoes feitas na area de economia ? Nada a nao ser uma campanha de caju catastrofica que vai deixar a populaçao ainda mas pobre.

Quais foram as realizaçoes feitas na area de funçao publica? Nada a nao ser salarios em atraso e chefes de familias na afliçao.

Quais foram as realizaçoes feitas para melhorar imagem do Pais? Nada a nao ser viagem do Nhamadjo para tratar da sua saude enquanto guineenses moram nos hopitais.

Quais foram as realizaçoes feitas na area de reforma do sector de Defesa e Segurança? Nada a nao ser manter um Chefe de Estado Maior sob mandato  de captura internacional por trafico de droga e de arma.

Quais foram as realizaçoes feitas na area de liberdade de imprensa? Nada a nao ser a prisao de jornalistas. (Deus obrigado blog progressonacional tem).

Quais foram as realizaçoes feitas na area de politica? Nada a nao ser incapacidade total quer por parte do PAIGC a organizar o seu congresso, quer por parte do PRS a propor um novo projecto societal abrangente. Foi com a pressao da Comunidade internacional que o ANP que representa so interesses privados dos deputados que tentaram dar passos para a normalizaçao da vida politica : um governo inclusivo feito de pessoas que foram varias vezes ministros sem dar soluçoes a nada e que comprovam o "business politico PAIGC e PRS".

Quais foram as realizaçoes feitas na area diplomatica? Nada a nao ser a suspençao da Guiné na OUA, na CPLP e nas outra organizaçoes internacional, e com a palhaçada na Assembelia Geral das Naçoes Unidas, onde a Guiné foi o primeiro Pais do mundo a ter dois Presidentes e dois Primeiro Ministro pronto a discursar.

Quem é culpado?
O PAIGC vai dizer é o PRS. O PRS vai dizer é o PAIGC.
O Nhamadjo vai dizer é o Rui Barros. O Rui Barros vai dizer é o Nhamadjo.
O Kumba vai dizer é Cadogo. O Cadogo vai dizer é o Kumba.

Eu diria nos é que somos culpado por ter continuado a votar nesses partidos e nessas pessoas. "No ta sai na balei no cai na pilom."

Mussa Cambano  
Email: mussacamba@outlook.fr