segunda-feira, 17 de junho de 2013

OPINIÃO: ECONOMIA GUINEENSE

Ola,

Estou em segundo ano de economia na Turquia.
Eu gostaria dar a minha humilde opiniao sobre a situaçao em que se encontra a economia do nosso Pais.

O problema maior da nossa economia é um problema de governaçao. Até a data de hoje todos os dirigentes da Guiné do sector Economico (Presidente da Republica, Primeiro Ministros e Ministros das Finanças excepto o malogrado Isufo Sanha) não percebiam grande coisa da economia e das finanças.

A economia é uma materia ingrata porque todos os esforços que fazemos no momento os boms ou maos resultados so se vêem tempos de pois. O pior é quando tomamos ma decisoes ai temos impressao que nunca mais vamos sair da ma espiral, vulgo da crise e as suas consequencias politicas e sociais.

Seria bom que nos candidatos que se apresentam nas proximas eleiçoes, se encontram candidatos que percebem de aquilo. Ja seria uma garantia em termo de minimisaçao do risco economico para doadores, ja que a nossa economia no estado actual nao pode se passar de apoios dos parceiros de desenvolvimento.

So para dar um exemplo o maior empregador é o Estado. A massa salarial anual é de 60 milioes de euros. Isso significa que mesmo se os salarios foram pagos todos os meses, continuaremos pobre toda a vida e teremos convulçoes politicas por ser um Pais extremamente pobre. Quando falo pobre nao me refiro aos recursos naturais porque a maior riqueza de um Pais sao os recursos humanos.

 Isso significa que temos que ter competencias nacionais que proponham modelo de desenvolvimento que criam empregos bem remunerados nos sectores privado ou no Estado para que possa ser constituida uma poupança, que permite ao sector bancario de dar creditos aos operadores economicos (empresas, trabalhadores...) criando assim uma classe media que consume criando um mercado nacional para produtos nacionais e estrangeiros, trazendo assim investidores estrangeiros porque existe mercado de consumidores com poder de compra, para que o sector bancario possa nesssas condiçoes optimal de clima de negocio, dar creditos a longo prazo com taixa de juro avantajoso para que a criaçao da riqueza pela economia possa ser sustentavel e criando empregos de qualidades a longo prazo reduzindo a pobreza e criando cada vez mais oportunidades economicos sustentando o ciclo economico.

Eu queria so demostrar a complexidade da questao enumerando duma forma teorica imbricaçoes das sequencialidades dos actos economicos. Isso demostrar a complexidade da materia e para explicar porque que acho que precisamos de governantes que percebem da materia economica para tirar nos do marasmo economico.

Nao é so uma questao de vontade é muito mais.

Da boa saude da economia dependem muitas coisas, incluindo a estabilidade.

Beijocas.
Binta Alves Cassama  
Email: bintaalvescassama@outlook.com