terça-feira, 18 de junho de 2013

OPINIÃO: ECONOMIA NACIONAL

Progressistas,
 
A economia é uma das dsiciplinsa mais complexas das Ciencias Humanas, abrange os sectores agricola, pescas, minas, construçao, bancas, comercio, transportes, turismo, ensino (recursos humanos), ordenamento do territorio, industria, energia e muito mais.
 
Na Guine durante anos fizemos confusao entre um "djila" e um comerciante, um comerciante e um empresario, um empresario e um industrial....
 
Nao construimos uma camada empresarial. Quando vejo o que esta a contecer o sector de caju, era de esperar, nao porque é flano que é Presidente da Camara,  mas porque o nivel dos nossos ditos "homems de negocios" é muito fraco.
 
E uma grande mentira dizer que os intelectuias sao feitos para servir na administraçao e os outros podem investir se no sector privado.
 
Reparam todos os grandes chefes de empresas multinacionais têem bagagem intelectual suficiente : fizeram gestao, economia, econometria statisticas, modelizaçao economica, comercio intertnacional, marketing....
 
Isso é imperativo se quisermos para que sector privado acampanha o Estado.
 
No nosso caso, o sector de caju puderia nos trazer até 500 milhoes de dollares por ano. Se estivermos criado um banco agricola, uma caixa de perequaçao e criado um mercado da venda do nossos produtos em vez de vendar aos indianos.  A montagem financeira é facil so que é preciso saber como fazer.
 
O Estado e o sector privado  nao propnham soluçoes porque nao percebem do circuito internacional de comercializaçao de caju e nem sabem bem nos dizer o que é feito com o produto caju.
 
Para organizar economia de um Pais é preciso gente competentes. Economista que ja deram provas.
 
Reparam actualmente todos os Paises africanos que têem crscimento economico anual em cima de 5%  escolheram  um Presidente de Republica e/ou um Primeiro Ministro  com competencia  na area economica exemplos :  Costa de Marfim, Angola, Cabo-Verde, Marrocos, Algeria, Rwanda, Sudao, Congo, Niger...
 
Nao devemos reinventar a roda.
 
Contuaçao de um bom trabalho.
Milton Tavares  
Email: tavares_milton@yahoo.com