sábado, 22 de junho de 2013

OPINIÃO: O TRIO VENCEDOR DAS PROXIMAS ELEICÕES PRESIDENCIAS

Apostar sobre o nome do proximo Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, depois das eleições legislativas é muito arriscado devido a :
  • falta de entendimento no PAIGC que não consegue até agora a menos dum ano realizar o seu congresso ;
  • ao regresso a actividade de partidos politicos simbolicos como Movimento de Bafata, PUSD, PND, UM e PCD. Todo indica que a proxima Assembleia Nacional Popular vai ter varias cores politicos quebrando assim o duopolo PAIGC e PRS.

Quanto a nome do futuro Presidente da Républica, pode se apostar num « trio vencedor » que de uma forma ou outra uma das essas personalidades vencera as eleiçoes presidencias :
 
1. Kumba Yalla que nas ultimas eleições sempre chegou a segunda volta por ter um partido com uma disciplina coesa ;
 
2. Carlos Gomes, candidato, so que desta vez não vai ter o apoio da maquina do PAIGC, tera que responder perante o eleitorado dos assassinatos de figuras importantes (Nino Vieira, Tagme na Waye, Helder Proença, Baciro Dabo, Yaya Dabo, Roberto Ferreira Cacheu) comitidos durante o seu mandato.
Outra dificuldade do CADOGO foi ouvido pela Policia Judiciaria em Lisboa no quadro de crime financeiro (vejam aqui http://www.gbissau.com/?p=5843 ), situação que fez com que o Portugal esta lhe retirar progressivamente o apoio que lhe deu sempre para não contrariar os esforços europeus de luta contra a evasão fiscal, que foi um dos temas magna do encontro do ultimo G8 na Inglatera, nos passados dias 17 e 18 de junho ;
3. Um candidato « outsider » apoiado pela Sociedade Civil que vencendo as eleições presidencias constituira um equilibrio e uma autoridade moral perante os dois maiores partidos.

Ja percebem que o desafio é encontrar o nome deste outsider.
 
Mamadu Saico Embalo  
Email: mamadusaico_embalo@yahoo.com