sexta-feira, 28 de junho de 2013

OPINIÃO: POR UM USO MAIS PROVEITOSO DAS REDES SOCIAIS E BLOGS

VALE A PENA LER ESTE ARTIGO

Por Walter Tavares;

Sou um navegador assiduo e consumidor viciado da net. Viajo por estas redes vezes sem conta durante o dia e a noite: lendo, pesquisando, estudando escrevendo, partilhando minhas ideias e opiniões e claro esta libertando o stress do dia com amigos e conhecidos. São varios os sites, blogs, redes sociais que investigo e exploro em busca de conhecimentos e ensinamentos na optica de poder melhorar-me, aperfeiçoar-me e valorizar-me cada vez mais quer no aspecto pessoal como profissional, numa interacção saudavel e respeitavel com os demais que comungam estes espacos. Eis, para mim e no fundo, a utilidade destas ferramentas da tecnologia de informação. 

Nesta perspectiva e de salutar que os guineenses, apesar do estorvo de toda a ordem nas nossas vidas, não ficamos para traz. Pelo contrario, nos ultimos anos verificamos uma aderência massiva de guineenses as redes sociais, o surgimento de sites, blogs e radios online; inciativas essas que são ate de bendizer e aplaudir, por constituirem espacos não so de aproximacao, de convivencia e interacção, mas tambem espaços atravez dos quais os guineenses podem expressar livremente suas opiniões, seus comentarios a volta de vários assuntos que afligem o Pais ou a comunidade onde estão inseridos, como modo de poderem participar com suas contribuições na busca de soluções para a Guine. Existem sites, blogs e paginas que até podiam e mereciam ser aqui assinalados ( mas abstenho-me ) e que têm vindo a realizar um extraordinario serviço em prol das comunidades na diaspora e em prol da Guine-Bissau. Do mesmo modo tenho tambem de realçar aqui o excelente e valioso contributo de muitos intervenientes, que trazem diariamente suas opiniões, comentarios e debate de ideias; mostrando que afinal qualquer cidadão pode expressar, argumentar e propagar suas ideias na internet civilizadamente sem tem que recorrer a insultos, ao desaforo e ao ultraje. 



No entanto, ao mesmo tempo que isso acontece, temos que, infelizmente, apontar o nosso desapontamento, decepção e indignação em relação a muitos blogueiros, intervenientes, opinantes etc etc.. que em nome da liberdade de expressão ou talvez na busca de um protagonismo barato, ou ainda numa atitude de intolerancia incabivel, não se cuidam da postura na hora de sairem para divulgar suas opiniões ou comentarios.    


Senão vejamos: como se pode em nome da busca da verdade e da reconciliação que tanto intentamos encontrar, entender que pessoas com responsabilidades de dar a voz a esse processo, se dirigem com frases ultrajantes uns contra os outros, como se a afirmação de um dependesse do espezinhamento do outro.
Compatriotas, pergunto: tratar o Umaro Djau como um impostor, golpista ou tribalista pela opinião emitida, chamar a Carmelita Pires de uma prostituta pelo simples facto de descordar da opinião do Umaro, insultar o Didinho e menosprezar a sua luta, afrontar as causas do Aly Silva, etc, etc levar-nos -a aonde? No final do digladiar o que sobra para a reconciliacao?    


Pergunto: Insultar o Serifo Nhamadjo, o Cadogo, o Domingos Simoes Pereia ou Braima Camara ou o Bocthe Cande, etc, etc e que resolvera todos os problemas da Guine?   


 
Há ate pessoas (blogueiros e opinantes) que entendem que um blog ou uma pagina do facebook e uma bazuca digital, para dizimar (abater) todos quantos não comungam a minha ideia ou a minha causa, caluniando e implantado o odio e a divisao, como se naquele Pais de um pouco mais de 1milhão e meio de habitantes somos todos inuteis e malfeitores.   



Apraz-me aqui encorajar, alentar e incentivar a nova geracao de quadros, como o Luis Vicente, Edson Incopte Edu Jalo, etc, nossos veteranos como: João Galvão Borges, Filomeno Pina, Uco Monteiro, Juliano Nunes, Celina Tavares, pessoas que animamnos e acalentam-nos todos os dias com posts e comentarios profiquos, com conteudos criticos, mas bem elaborados, possibilitando um debate serio e civilizado dos nossos problemas.    


Entenda-se, não tenho com esta minha opiniao o proposito de inibir ninguem de emitir sua opiniao, comentar ou debater ideias, pelo contrario, sou contra qualquer tipo de censura, quer declarada como escondida, mas sim de consciencializar para o uso mais digno mais proveitoso das redes sociais e dos blogs.
Defendo a liberdade de expressao e a troca de ideias de maneira sadia e respeitosa, sem que ninguem tenha que ser apedrejada pela sua opniao ou contra-opiniao. 



Bem Haja 

Walter Tavares
USA