segunda-feira, 17 de junho de 2013

OPINIÃO: SOLUÇÕES PARA ECONOMIA DA GUINÉ-BISSAU

Boa tarde,
 
 
Nou sou economista. Mas reparei como todos os guineenses que o problema dos principais protagonistas da politica na Guiné é "djanta ku sia".
 
Como desportista, para mim é assim quando vamos jogar devemos selecionar os melhores jogadores que temos. Assim sendo se tivemos um jogador como o Ronaldo ou o Messi, seria inconcebivel nao por lhes no campo. Porque sao eles que podem resolver o problema.
 
Se tiver um surto de colera como actualmente em Bissau, seria um erro drastico pedir a um carpinteiro para dar apoios medicos aos doentes. Porque é o medico que sei como resolver o problema.
 
Se uma localidade estiver em chama, sao os bombeiros que devem apagar o fogo e nao um musico ou funcionario bancario.
 
Hoje qual é o problema na Guiné?  é a miseria.
 
Essa miseria é a mesma que assola a classe politica, os militares, os professores, os funcionarios publicos, os pais de familha, as mulheres, os jovems. O problema politico e social maior do momento é a pobreza que explica todas as instabilidade politica e institucional dos ultimos anos.
 
Dai a pergunta deve ser essa : quais sao os guineenses que podem dar soluçao a este problema? responder a essa interogaçao implica a nossa honestidade individual e colectiva. Eu vejo duas pessoas que podem ajudar a Guiné de crise economica que deu sucivas crises politicos e socias. 
 
Como muitos compatriotas nao os conheço pessoalmente, so ouvi falar deles no vosso blog e nas imprensas,  sao os Doutores Paulo Gomes e Carlos Pinto Lopes.
 
Acho que a sociedade civil, partidos politicos, funcionarios publico, associaçoes devem ir pergunta-los qual a receita que preconisam para a Guiné.
 
Se existe consultas medicas, psicologas, juridicas e porque nao economicas.
 
Bem haja.
Augusto Quade  
Email: quade.augusto@yahoo.com