segunda-feira, 8 de julho de 2013

OPINIÃO: NÔ PENSA GUINÉ

Guine- Bissau, país da África ocidental, independente á 39 anos,  nestes 39 anos já passaram 7 Presidentes da República.
Afinal das contas durante todos esses anos o que fizemos­­? Já falamos, já matamos uns aos outros, discutimos de muitas mudanças e até fizemos a guerra  de 07 de Junho de 1998 em nome do tão almejado  Justiça Nacional,me lembro da famosa  J maior nessa altura da guerra cívil no nosso país.
A justiça de que tanto se falou nunca chegou de ser visto, imaginemos um país em pleno século XXI onde não há energia e nem a água potável para a maioria da população, onde quase tudo depende do exterior e não se chegue a resolver nada até para realizarmos um acto da soberania Nacional que é  a realização das Eleições Gerais precisamos de apoio da Comunidade Internacional ,que tipo de país é este ?
Mas onde os políticos e militares gozam de tudo e de todos, será que existe mesmo a democracia na Guiné?
Eu diria que existe é jogo de interesses pessoais,meus caros concidadãos é hora de todos nos pensarmos no nosso país, sobre tudo nos Jovens Quadros, é hora de pormos as nossas forças e sabedoria ao serviço do nosso país, que todos nos queremos ver andar para frente e não para traz ,como tem acontecidos nestes ultimos anos.
Para o fazer é preciso acabar com egoísmo, ódio, com os oportunistas e injustiças, com interesses pessoais, porque só assim pode haver justiça e um clima de paz, havendo todas essas condições, podemos sim falar do desejo de desenvolver o nosso país.
Todos nos somos cientes que nenhum cidadão no mundo gosta de ver o seu país a atrasar -se, bom penso que é o nosso caso por isso temos que dar o máximo para a causa suprema da nação, que é o Desenvolvimento dessa , é nesta ordem de ideia que venho vos solicitar que cada um de vos desse o seu contributo num breve comentario do que podemos fazer para sair deste cicilo vicioso de costantes golpes de Estado na Guiné-Bissau.
Findo em dizer que quem confia alcança, e quem alcança vence, e temos este dever de vencer.
Viva a República da Guine- Bissau, Viva aqueles que nele acreditam.
Que Deus nos abençoe.

Ilidio vieira te  
Email: ilidio_94@hotmail.com>