domingo, 16 de fevereiro de 2014

OPINIÃO: DE CACHEU PARA O FUTURO – UMA ESPERANÇA

Caros militantes do PAIGC
Chegamos ao fim da primeira etapa desta árdua e difícil tarefa pela mudança da Guiné-Bissau, rumo a um futuro melhor para os seus filhos e para todos que vivem e amam esse chão.
Neste VIII Congresso de Cacheu, como era de esperar, todos os envolvidos responderam com alto sentido de responsabilidade e civismo, ao apelo do povo guineense. Deram à Guiné, à África e ao Mundo não só uma esperança, mas sobretudo uma lição de maturidade, patriotismo e de democracia, demonstrando que, em momentos difíceis, os guineenses sabem sair airosamente dos seus revés!!!
Neste Congresso, demonstraram que não abandonaram os ideais da luta pela libertação nacional e que são seguidores fiéis dos princípios deixados por Amílcar Cabral – a Unidade, a Luta e o Progresso!
Na hora da escolha, não se deixaram levar pela ganância, pela orientação tribal ou religiosa, mas guiaram-se pela” guinendadi”, pela capacidade, honestidade e pelo projeto capaz de unir e salvar a Nação.
Por tudo isso, o meu muito obrigado a todos os militantes do nosso grande partido!!!
Aos Colegas da Equipa de apoio a DSP:
A vossa postura, dedicação e entrega não tem analogia! Pessoas competentes, dedicadas e sobretudo engajadas na causa nacional. Podemos orgulhar-nos do nosso trabalho, por termos enfrentado e vencido os desafios desta fase. Como disse um Teólogo Inglês William G. Ward: “ Há os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude e os que procuram ajustar as velas…” Nós fazemos parte desta última equipa, que quer ajustar as velas e ver o barco num rumo diferente.
Porém, entendam que o sucesso deste Congresso é só uma consequência, uma etapa e não um objetivo. O sucesso é uma viagem recorrente e não um ponto de destino. Portanto, quero dizer com isso que a tarefa pela qual estamos engajados só agora começou. O destino final só será alcançável quando a Guiné voltar a reencontrar-se e estar na senda do desenvolvimento, com a liderança do Candidato que escolhermos e apoiamos.
Um muito obrigado a todos, pela integridade, pela eficiência e pelo comprometimento a esta candidatura e a causa pela qual lutamos – Uma Guiné-Bissau próspera!
Aos Ex-Candidatos a presidência do PAIGC:
Quero aqui dirigir-me ao líder do projeto “ Por uma Liderança Inclusiva”, Sr. Braima Camará:
O Sr. foi a razão mais forte deste acontecimento democrático que teve lugar em Cacheu. E, com todas as razões, tem também o direito de desfrutar desta vitória do PAIGC, com todo o prazer que suspira a sua alma. Acredito que inúmeros desafios lhe surgirão pela frente e, como tem sido até aqui, será sempre uma pessoa vitoriosa.
O seu discurso de reconhecimento da “derrota” revelou a sua grandeza como homem e como político, pois soube fazer a leitura correta da vontade dos militantes do Partido e do povo guineense em geral.
A sua atitude desde o início deste “embate” sempre revelou que a ética, o civismo e a tolerância são valores indispensáveis para quem deseja estar a frente dos destinos de uma nação. Batalhou arduamente nesta campanha, como fez em toda a sua vida, e tenho a certeza e convicção que é precisamente o que vai continuar a fazer dentro e fora do partido, colocando toda a sua energia, toda a sua dedicação e toda a sua experiência, em prol da coesão e da união interna, de que tanto precisa o PAIGC, para o embate final que se avizinha.
Um muito obrigado a todos que lhe acompanharam nesta batalha, por tudo que fizeram e por se colocarem hoje à disposição do Partido, num apoio que será indubitavelmente imprescindível.
Ao Novo Presidente do PAIGC – Domingos Simões Pereira
Toda a eleição, por mais disputada que seja, termina com uma expressão de união. Foi precisamente o que fez no seu discurso de vitória e é o que se espera desta sua liderança.
Hoje, com esta sua eleição a presidente do PAIGC, a esperança de muitos guineenses voltou a reacender-se, após 40 nebulosos anos da nossa história. O projeto que lidera, que teve vitória expressiva neste Congresso, tem um acolhimento favorável da maioria da população guineense, tanto no país, como na diáspora… O júbilo que se seguiu à sua eleição é indicativo disso mesmo!!!
As tarefas que agora tem sobre os ombros serão árduas e difíceis. Porém, jamais poremos em causa a sua capacidade, inteligência, competência e dedicação para enfrentá-las e vencê-las. Vencida a primeira etapa, precisamos redobrar os esforços para as eleições que se avizinham, congregarmos para isso, independentemente das alas (se é que existem), todas as forças vivas dentro e fora do PAIGC, para juntos enfrentarmos este desafio.
Aos guineenses, um apelo de esperança: Juntos, sem distinção de cor, raça, religião ou estatuto social. Com a graça de Deus, havemos de lá chegar!!!
Bem Hajam
Walter Tavares
Boston – USA