quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OPINIÃO:PAULO GOMES & DOMINGOS SIMÕES PEREIRA , A DUPLA VENCEDORA

A escolha do Abel Na Ncada como candidato do PRS às eleições presidências, foi mais uma prova de falta de maturidade do PRS que não consegue passar de um partido com forte pendor étnico para um partido nacional. E óbvio que os pretendentes como Jorge Malu e Sori Djaló tinham mais legitimadade quer histórico quer técnico para serem candidatos do PRS nas próximas presidências. Esta escolha dos renovadores, anulou os esforços que tinha feito Alberto Na Mbeia para promover a imagem renovada do partido.


O PAIGC elegeu Domingos Simões Pereira como presidente do partido com uma maioria de 60% dos votos. Uma tal percentagem legitima e aumenta a autoridade do novo presidente do PAIGC, que conduzirá o partido ás proximas eleições legislativas. É um forte sinal de que é preciso virar a página e operar uma transição geracional fazendo com que os problemas criados pela geração anterior não venham poluir e nem assombrar as acções futuras do partido.


Domingos Simões Pereira, provável futuro Primeiro Ministro, em caso da vitória do PAIGC nas legislativas, deve alargar sua margem de manobra quer seja no interior do partido quer ainda no plano nacional. No partido, deverá pôr fim a intervenções que podem criar frustrações e minar suas ações. Evitando envolver-se em tentativas de procura de solução a problemas menores que agitavam a vida partidaria: O grupo de Carlos Gomes Jr. contra o do Nino e o de Bacai, contra o de Serifo Nhamadjo. Estes são problemas dos anciões que não se conseguiram resolver, não devem ser e nem constituem prioridades da nova geração que almeja paz, sossego e desenvolvimento.


A partir deste momento, com o novo presidente do PAIGC, os mais velhos : Carlos Correia (80 anos), Manecas dos Santos (69 anos), Manuel Saturnino Costa (72 anos), Carmen Pereira (83 anos), Luis Oliveira Sanca (68 anos), Satu Camará (69 anos), Mário cabral (70 anos), Carlos Gomes Junior (66 anos), Francisco Benante (62 anos) devem pautar pela sensatez, deixando a politica ativa. Já deram o que tinham para dar.


Tendo a Guiné-Bissau um sistema constitucional semi-presidencial, seria de bom senso que o próximo Presidente da República seja uma pessoa idonea e suprapartidária, o que permeteria dialogo no relacionamento e apoio ao futuro Governo sem fazer valer compromissos assumidos com qualquer partido, atendendo apenas os ideais do bem estar social e económico do povo guineense.


O futuro Presidente da República deverá ser uma figura jovem e culto, que mantem uma posição supraparidária na cena nacional e uma figura respeitada na cena internacional para mudar a imagem da Guiné.

Assim sendo, o melhor duo que o Povo da Guiné poderá se oferecer a si mesmo, é eleger o Dr. Paulo Gomes na presidência da República e o Egº Domingos Simões Pereira na Primatura. Ambos são jovens, competentes e sérios. Respeitados e admirados pela camada juvenil, pelos mais velhos, no campo e nas cidades. Formam o duo ideal, de referência para o modelo do novo guineense, desejado por todos. Por razões de experiências profissionais e de visão institucional, são propensos a trabalhar no espírito de equipa e em estratégias de complementaridade de ação em prol do desenvolvimento da Guiné.


No plano político e pelo facto de não estar envolvido em nenhum partido político, o Dr. Paulo Gomes na Presidência da República irá criar condições para aprofundamento da nossa democracia e lançar amplas ações de reconciliação nacional cujo vencedor será o guineense, cada um de nós. É nessa qualidade de Presidente da República que cobrirá a área diplomática e de promoção dos investimentos e o Egº Domingos Simões Pereira, como Primeiro Ministro, encaregar-se-á se das grandes reformas, económicas, sociais e das políticas interna.

No plano económico, sua área de predileção, Dr. Paulo Gomes impulsionará, junto ao Governo a transformação económica e social da Guiné, atravéz da sua influência nas organizações internacionais e nos fundos de desenvolvimento para facilitar o cumprimento do programa do Governo.

Estamos pois, face a potenciais candidatos, isentos das tristes páginas da nossa história e almas gémeas vencedores do mal maior que assola a Guiné : a miséria com todas as suas manifestações.

Vanusa Castro Fernandes