quarta-feira, 2 de abril de 2014

ASSOCIAÇÃO DO CONSUMIDOR DE BENS E SERVIÇOS



ASSOCIAÇÃO DO CONSUMIDOR DE BENS E SERVIÇOS – ACOBES

                                                     
                                                       ÀS:
                                            - Autoridade Reguladora Nacional
  de Tecnologias da Informação e Comunicação (ARN); e
                                           - Empresa Orange

                                                                                    B I S S A U
                                                                         

 Carta Aberta

Como é do domínio público a persistência de má qualidade dos serviços da internet e telefonia movel da empresa Orange, agravados ainda mais ao longo destes últimos 2 (dois) meses, sem que houvesse alguma explicação ou assistência técnica aos clientes usuários da sua rede à comunicação, factos que ocorrem perante sob olhares da ARN (Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação) passivamente.

Assim, ACOBES, vê-se na obrigação de exigir das duas entidades mencionadas acima que deslumbram os “tabus” sobre os problemas que constrangem a todos no uso dos serviços. Também, uma vez, que as clientes da rede de internet queixam de quase pouco ou nada conseguem fazer no uso desta, serão isentas dos pagamentos pré-estabelecidas em regime das avenças ao pagamento de uso da internet?

Em virtude dessas preocupações, acresce-se as incertezas para quando se estabilizará a exploração funcional da rede da empresa Orange, tendo em conta este momento politico que mobiliza atenção de todos quadrantes sociais nacionais e estrangeiras, exigindo acompanhamento da evolução das 2 (duas) campanhas, a saber, ascensão ao poder – politica, Eleições Gerais e a luta contra a pobreza económica - Comercialização da Castanha de Caju.

Sabe-se que a nossa sociedade vive mais das especulações, isto é, informações infundadas do que os factos comprovados (elementos fidedignos) e, imagine se persistir falta de condições de circulação das informações a partir das próprias fontes responsáveis a elucidar a opinião publica nacional e internacional sobretudo os nossos cocidadãos vivendo fora do País, dá enfase a distorcer das informações cujas consequências só compromete ainda mais imagem bastante degrada e sofrida da Guiné-Bissau.

De relembrar a ARN e a empresa Orange que, as eleições gerais de 13 de Abril 2014, e em curso, contemplam os eleitores guineenses residentes no exterior, devem estar cientes de todas as atualidades que muitos precisam seguir as informações eleitoralistas tanto por telefone como via net, de um lado por outro, os intervenientes na compra de castanha de caju interessam situar das variações do mercado podendo ajustar caso preciso os seus contratos com os parceiros operadores económicos. E agora?

A ACOBES, vem pela presente manifestar expressamente:
1.     Estranhar pelo silêncio a que se remeteram as entidades ARN e Orange e incapacidades técnicas para a intervenção a fim ultrapassarem as dificuldades operacionais;
2.     Responsabilizar a empresa Orange de todos os danos e prejuízos eventuais que possam afetar os titulares singulares e coletivos titulares dos contratos com a mesma;
3.     Exigir da ARN assunção do papel interventivo cumprindo o seu dever da entidade reguladora; e
4.      Encorajar as ambas entidades envidarem os esforços para a normalidade do sistema de comunicação em geral da rede da empresa Orange. 
 Atenciosamente

A Direção d´ACOBES,

Fodé Carambá Sanhá
/Presidente/