sábado, 19 de abril de 2014

OPINIÃO: ORGULHO EM SER GUINEENSE

Finalmente estamos a chegar o fim duma transição perlongada e indesejada.
Assim como a grande maioria dos guineenses, sinto-me tão leve, como se tivesse acordado dum pesadelo, mesmo sabendo que, existe ainda a nos...sa frente, um deserto aberto à atravessar.

Acredito num país mais forte, mais digno, mais credível, mesmo sabendo que, “é cassa ku no djunta” está em ruína e carece de cuidados intensivos.
Vejo o meu povo mais seguro mais confiante, mesmo sabendo que, no passado recente, teve dissabores e surpresas desagradáveis.

As eleições de 13/04/2014 constituem um importante passo para a consolidação da democracia, rumo a um futuro melhor.
Os guineenses deram lições de civismo ao mundo e provaram o quanto são bons em tomar atitudes e em escolher caminhos vitoriosos.

Os resultados, apontam para as vitórias de duas grandes personalidades, para preencherem as vagas de chefe de estado e o chefe do governo. Se as intenções dos votos se concretizarem, serão sem dúvidas, dois pilares capazes de unir os guineenses, alicerçar a nossa democracia e mudar o estado das coisas.

Hoje, o tempo mudou... Pois, já não era sem tempo.
Temos que mudar também a nossa postura e trilhar novos caminhos;
transformar os nossos tombos, a nossa dor que parece eterna, em aprendizado.
Este tempo é de lutas e kangalutas, de conquistas e alegrias.

Espero que os filhos desta nação ganhem a consciência de não abrir mão de valores fundamentais, em detrimento de interesses particulares.
Que os guineenses entendam duma vez por todas, que a traição é cobardia, a justiça é uma virtude e a corrupção é um crime que deve ser punido.

Faço votos de que, a chuva que já deixou as marcas e o cheiro da terra molhada, não pare de cair sobre este chão sagrado.
Que o Sol não deixe de abrilhantar os nossos dias e que, aqueça as mentes mais agitadas e arrependidas.

Confesso que cada dia que passa, aumenta o meu orgulho de ser guineense.

Mantenhas...

Londres, 16/04/2014.
Vasco de Barros.