sábado, 5 de julho de 2014

OPINIÃO: NOVO GOVERNO


Com a tomada de posse do novo governo liderado pelo Eng.º. Domingos Simões Pereira, renasce uma nova esperança e grande expectativa quanto ao futuro da GB e dos Guineenses. Volto a subscrever na íntegra texto do Prof. Eduardo Monteiro e, em particular “o mundo espera governantes capazes, competentes e patriotas”. O governo deve ser agente ativo do desenvolvimento económico e social do país.

O governo deve empenhar-se na captação de investimento, na formação profissional, na investigação e na inovação associadas à vida empresarial, na promoção do empreendedorismo e da competitividade, no combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão social.

A agenda do governo tem de estar centrada na criação de riqueza, na geração de emprego, no desenvolvimento sustentável. Há uma necessidade de mudança de mentalidade e a postura de Ser e Estar no governo. A competência e responsabilidade governativa devem figurar no quotidiano da gestão do governo para tornar a nossa Administração Pública desburocratizada, transparente, eficiente e eficácia.

Espero que a realização das eleições autárquicas e o ensino de TIC nas escolas públicas da GB seja uma realidade a curto prazo.

O segredo da boa governação reside na competência dos seus ministros não só saber fazer mas também saber agir, muitas vezes em situações de penúria e de constrangimento. Julgo que não devemos criar ilusões quanto ao milagre do desenvolvimento da GB a curto prazo caso não tenhamos governantes competentes ao nível político e que sejam bons gestores do dinheiro público.

A todos um bom exercício das funções a bem do país.

A.C