terça-feira, 22 de julho de 2014

OPINIÃO: PAULO GOMES AO SERVIÇO DA GUINÉ

O terceiro candidato mais votado nas ùltimas eleições presidências na Guiné-Bissau, Paulo Gomes, logo depois de ter reconhecido a sua derrota e felicitado as novas Autoridades eleitos, disse estar disponivel para ajudar a Guiné-Bissau. Recusou ser Ministro, Paulo Gomes invocou como razão que existe varias maneiras de ajudar o seu País sem participar no Governo.

A pergunta agora é seguinte : como é que o Governo pode aproveitar da competência, dos contactos, da seriedade e da aura do Economista Paulo Gomes em prol do desenvovimento da Guiné ?

Para tal, o Governo deve :

  1. Identificar claramente os seus objectivos e ver em que materias Paulo Gomes pode ajudar.
  2. Identificar os eventos maiores onde as intervenções do Paulo Gomes poderão ser decisivos para alcançar financiamentos para transformação economica da Guiné, reduzir a pobreza e sustentar a estabilidade.

Na minha humilde opinião, Paulo Gomes pode ajudar na elaboração da planificação e na procura de financiamento dos sectores economicos tais como : infrastruturas, transportes, energia e industrias.

Este de dossier economico da Guiné-Bissau, serà apresentado em três forum que julgo capital porque são interconetados :

- Na proxima cimeira Estados-Unidos/Africa que decorrera dos 4 à 6 de Augusto 2014 em Washington, onde o Presidente Barack Obama recebera 46 Chefes de Estados Africanos. No dia 5 terà o encontro USA-Africa Business Forum, que passara ao pente fino as possibilidades de reforço de comercio entre USA e a Africa. Uma oportunidade para exportação dos nossos produtos agriculas, para construção das nossas infraestruturas economicas e para reforçar capacidades dos nossos homems de negocios.

Neste encontro participarão varios organismos americanos que conhecem bem o Paulo Gomes, nomeadamente o Overseas Private Investment Corporation (OPIC) que financia investimentos americanos no estrangeiro, a Africa-America Institute que financia bolsas des estudos para Africanos nos Estados Unidos, o Black Caucus que é a Associação dos Parlamentares Negro Americano que influência a politica americana na Africa via a Commissão dos Assuntos exteriores do Senado e do Secretariado de Estado Americano Adjunto encarregado dos Assuntos Africanos.

- Nas proximas Assembleias Anuais do Fundo Monetario Internacional e do Banco Mundial que terão lugar do dia 6 a 12 de Outubro 2014 em Washington. O objetivo deste encontro é duplo, permetir para que a Guiné-Bissau possa beneficiar de uma ajuda de urgência nomeadamente para o apoio orçamental e nas àreas socias como saùde, educação e saneamento do bairros, esperando a renegociação do programa de cooperação com o FMI e o Banco Mundial. Este encontro nos permitera tambem de participar na sexta conferência entre os Estados-Unidos e Africa sobre infraestruturas que tera lugar no dia 6 de Outubro.

- Esses dois encontros sustentarão a preparação ao meu ver de uma Mesa Redonda Economica par a Guiné-Bissau, que deverà ter lugar antes do mês de dezembro deste ano para permetir que os financiamentos sejam programados com o nosso principal parceiro economico, a União Europeia. 

Pedro Té