sábado, 12 de julho de 2014

PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU DESLOCA-SE NA PRÓXIMA SEMANA PARA BRUXELAS ONDE MANTERÁ ENCONTRO COM O SEU IRMÃO E AMIGO DURÃO BARROSO. NO REGRESSO FARÁ UMA ESCALA DE TRABALHO EM PORTUGAL ONDE ESTARÃO TAMBÉM OS SECRETÁRIOS DE ESTADO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES E DA ORDEM PÚBLICA PARA JUNTO COM AS AUTORIDADES PORTUGUESAS TRATAREM DA QUESTÃO DE RETORNO DO VOO DA TAP PARA BISSAU. PROMESSA FEITA QUE TERÁ QUE SER CUMPRIDA O MAIS CEDO POSSÍVEL.

De recordar que, o voo da TAP para Bissau foi interrompido desde Dezembro do ano passado depois do escândalo do embarque forçado de mais de 70 cidadãos Sírios para Lisboa com conivência direta e clara das autoridades de transição.

Situação que levou a Administração da TAP e as autoridades portuguesas, por mera questão de falta de segurança, mandarem suspender os voos para Bissau, até que as mesmas sejam criadas.

Na altura, muito se prometeu em termos de medidas. Recordamos até de muitas diligências do Presidente da República de Transição, de pedidos de demissão dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (Delfim da Silva) e do Interior (Suca NTchama), sem que no fundo resultasse em sinais que permitissem alguma confiança por parte dos nossos colonizadores.

Agora, com novas autoridades, parece que a situação de confiança entre Estados e Instituições se renovaram e, tudo indica que, dentro de uma ou duas semanas no máximo, vamos ter de novo os aparelhos da TAP a aterrarem e descolarem do nosso único Aeroporto Internacional, a que foi dado o nome de uma das mais brilhantes figuras durante a Luta de Libertação Nacional - Osvaldo Vieira.