sexta-feira, 10 de outubro de 2014

COMUNICADO DE IMPRENSA

Viettel em Moçambique homenageada como a empresa com o mais rápido crescimento do ano

No final de 2012, apenas 6 meses depois de ser fundada, a Movitel teve uma receita total de 69,7 milhões de dólares americanos

PARIS, France, October 10, 2014/ -- Hoje, na gala da 11.ª edição dos prémios anuais International Business Award, realizada no Westin Vendôme Hotel, em Paris - França, a Movitel (http://movitel.co.mz), subsidiária do Viettel Group em Moçambique, foi galardoada com o prémio de ouro para o “Crescimento Mais Rápido do Ano no Médio-Oriente e em África”.

A Movitel, SA – uma joint venture da Viettel em Mozambique ganhou o seu segundo prémio internacional do ano ao vencer o prémio de ouro na categoria “Crescimento Mais Rápido do Ano no Médio-Oriente e em África” nos International Business Award 2014 (Prémios Internacionais de Negócios 2014).

O prémio foi atribuído à Movitel pelo seu excecional desenvolvimento e sucesso em Moçambique, nomeadamente, na cobertura.

Em apenas um ano, a Movitel aumentou a sua área de cobertura de 60% para 80% e duplicou o número de pessoas com cobertura móvel de 35% para 85%. Aproximadamente 600 000 pessoas, em pelo menos 5 regiões rurais em Moçambique, têm cobertura móvel e serviços de telecomunicação pela primeira vez na vida. A Movitel já conta com mais de 5 milhões de utilizadores, o que a torna líder de mercado das comunicações móveis.

No final de 2012, apenas 6 meses depois de ser fundada, a Movitel teve uma receita total de 69,7 milhões de dólares americanos. No ano seguinte, observou-se um aumento significativo na receita, que atingiu os 154,5 milhões de dólares americanos, dos quais 102,3 milhões foram registados na segunda metade do ano, o que é um aumento de 65,8% comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

A Movitel melhorou ainda mais a sua estratégia empresarial de sucesso: ser uma rede inovadora e atenciosa com todos os moçambicanos. Sobretudo, a Movitel está a tornar-se a operadora preferida entre os jovens e a população urbana.

O Prémio Stevie é o segundo prémio entregue à Movitel em 2014, após o primeiro entregue em julho: o “Prémio de melhor inovação móvel”. Em 2012, a Movitel venceu o Prémio de Telecomunicações Rurais dos AfricaCom Awards. Em 2013, foi-lhe entregue o Prémio de Liderança de Estratégia Competitiva atribuído pela empresa americana de investigação e consultoria Frost & Sullivan.

A Viettel tem licença para operadora de telecomunicações em 9 países, com uma população total de mais de 160 milhões, tendo investido no total 1,5 biliões de dólares. Possui 5 empresas subsidiárias que fornecem serviços no Camboja, Laos, Haiti, Moçambique e Timor. 2 empresas, no Peru e nos Camarões, entrarão oficialmente em atividade em outubro de 2014. Outras 2 empresas, no Burundi e na Tanzânia, estão a montar as infraestruturas necessárias para estabelecer a rede.

A receita total gerada pelos negócios internacionais da Viettel chegou a 1 bilião de dólares em 2013, graças aos seus 11,5 milhões de assinantes, com os quais atingiu 180,5 milhões de lucros acumulados.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Viettel.