terça-feira, 28 de outubro de 2014

CONFERÊNCIA EMPRESARIAL DOS PALOP ARRANCA AMANHÃ COM DURAÇÃO DE DOIS DIAS NA NOSSA LINDA CAPITAL:



Bissau acolhe a partir de amanhã a Conferência: Parceria Público-Privadas para a Competitividade promovida pela Confederação Empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (CE-PALOP) que decorre a margem da sessão extraordinária do Conselho de Ministro da CPLP.

Em foco vão estar o ambiente de negócios, tendência e oportunidades na Guiné-Bissau e é a primeira do ciclo que percorrerá anualmente os países membro da CE-PALOP.

Entre os temas centrais a discutir neste fórum, destacam-se “Para um Plano Estratégico para a Guiné-Bissau”, assim como “Uma estratégia de competitividade” para o país.

No segundo dia da conferência haverá apresentações sectoriais dedicadas as áreas das infraestruturas, energia, turismo, transportes, comunicações, agricultura, pescas, mineiros e materiais de construção.

Esta prevista a participação do Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, Ministro da Economia e Finanças, Consultor do Governo Paulo Gomes e também o ex-ministro dos Negócios de Estrangeiros de Cabo Verde.

De referir que o líder da CE-PALOP, Francisco Viana, foi recebido em Agosto pelo presidente José Mário Vaz, na altura Viana apontou como objetivo da confederação fazer da Guiné-Bissau “uma plataforma” de negócios dos restantes países lusófonos para a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Francisco Viana tinha apontado a capacitação de quadros e os projetos de infra-estruturação do país, nomeadamente a construção de estradas e pontes, como alicerces para a ambicionada plataforma de negócio.

Antes da sessão do encerramento da conferência terá lugar a assinatura do memorando de entendimento entre o Governo e a CE-PALOP.