domingo, 26 de outubro de 2014

ÉBOLA: FAZ 5 MIL MORTOS EM OITO PAÍSES DO MUNDO



A Doença do Vírus de Ébola (DVE) iniciada na Guiné-Conakry em Março deste ano matou desde então cerca de cinco mil pessoas em oito países do Mundo, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado sábado.

De acordo com o mesmo boletim, quatro mil e 922 pessoas morreram dos 10 mil e 141 casos registados em oito países do Mundo nomeadamente na Guiné-Conakry, na Libéria e na Serra Leoa (países mais afetados), na Nigéria, no Senegal (já declarados isentos do vírus do Ébola pela OMS) e finalmente nos Estados Unidos, na Espanha e no Mali.

A epidemia da DVE ocorrida na República Democrática do Congo (RDC), que fez 49 mortos em 67 casos registados, não está ligada à que foi  declarada na Guiné-Conakry.

A OMS  indica que o Mali se tornou no último país a ser afetado  pela DVE, depois de registar o seu primeiro caso confirmado a 23 de Outubro corrente.

A paciente é uma menina de dois anos que viajou da localidade guineense de Kissidougou com a sua avó para a cidade de Kayes, no oeste do Mali, a cerca de 600 quilómetros da capital maliana, Bamako, na proximidade da fronteira com o Senegal.

Ela ficou sintomática durante a maior parte da viagem e faleceu a 24 de Outubro em Kayes.
Atualmente, 43 pessoas que estiveram em contacto com ela, das quais 10 trabalhadores de saúde, estão sob observação, enquanto uma equipa da OMS já está no Mali, indica o boletim.

A Libéria continua a ser o país mais afetado com 2 mil e 705 mortes, seguida  da Serra Leoa (mil e 281) e da Guiné-Conakry (926).

A Nigéria, que registou 20 casos e oito mortes, e o Senegal, que teve um caso e nenhuma morte, foram declarados isentos do vírus do Ébola pela OMS na sequência duma resposta positiva nos dois países.