quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ÉBOLA: MINISTROS DA SAÚDE DA UNIÃO EUROPEIA DISCUTEM SISTEMA DE CONTROLO DO VÍRUS.



Recolher dados pessoais, medir a temperatura e fornecer um número de contacto dos serviços de saúde são algumas possibilidades num sistema de controlo de passageiros que regressam dos países onde se regista a epidemia do Ébola.

Esse sistema é o tema central da reunião de emergência dos ministros da Saúde da União Europeia, esta quinta-feira, em Bruxelas.

A experiência já está a ser levada a cabo no aeroporto britânico de Heathrow, em Londres.
O diretor para a Proteção da Saúde Pública de Inglaterra, Paul Cosford, espera que “todos os que cheguem ao aeroporto vindos dos países em causa participem no processo de controlo”.

“Nós temos razões para pensar que se vão recusar, mas estamos no início da implementação. Vamos aprender com o que se passar nos próximos dias e, se houver dificuldades, vamos tomar as medidas que forem necessárias para reforçar o controlo”, acrescentou.

Os ministros da Saúde vão, ainda, discutir estratégias para fazer regressar em segurança à Europa pessoas infetadas, sejam especialistas envolvidos no combate à doença ou outros cidadãos expatriados.

Em cima da mesa está, também, o envio de mais equipas e material para ajudar os países em crise e tal poderá incluir missões militares coordenadas em Bruxelas.