terça-feira, 28 de outubro de 2014

FUTEBOL MUNDIAL: O NOSSO COMPATRIOTA AFRICANO, YAYA TOURÉ É O ÚNICO FUTEBOLISTA AFRICANO SELECIONADO PARA BOLA DE OURO DE 2014.



O médio da Côte d'Ivoire e do Manchester City (Inglaterra), Yaya Touré, é o único futebolista africano pré-selecionado para a Bola de Ouro de 2014, segundo a lista publicada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Yaya Touré, de 31 anos, é um jogador polivalente que evoluiu igualmente na Grécia (Olympiacos), em França (Mónaco) e na Espanha (FC Barcelona).

Os outros jogadores designados para a Bola de Ouro são Gareth Bale (País de Gales e Real Madrid), Karim Benzema (França e Real Madrid), Diego Costa (Espanha e Chelsea), Thibaut Courtois (Bélgica e Chelsea) e Cristiano Ronaldo (Portugal e Real Madrid).

Figuram igualmente na lista Angel Di Maria (Argentina e Manchester United), Mario Goetze (Alemanha e Bayern de Munique), Eden Hazard (Bélgica e Chelsea), Zlatan Ibrahimovic (Suécia e Paris-Saint-Germain), Andres Iniesta (Espanha e FC Barcelona), Toni Kroos (Alemanha e Real Madrid), Philipp Lahm (Alemanha e Bayern de Munique) e Javier Mascherano (Argentina e FC Barcelona).

Lionel Messi (Argentina e FC Barcelona), Thomas Mueller (Alemanha e Bayern de Munique), Manuel Neuer (Alemanha e Bayern de Munique) Neymar (Brasil e FC Barcelona), Paul Pogba (França e Juventus), Sergio Ramos (Espanha e Real Madrid), Arjen Robben (Países Baixos e Bayern de Munique), James Rodriguez (Colômbia e Real Madrid) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha e Bayern de Munique) constam também da lista da FIFA para a Bola de Ouro de 2014.

A FIFA revelou igualmente os nomes dos candidatos a título de treinador do ano para as equipas masculinas. Os técnicos europeus e os que dirigem equipas europeias dominam esta lista, exceto o dos Estados Unidos, Juergen Klinsmann, originário da Alemanha.

Estes treinadores são Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid), Antonio Conte (Itália/Juventus FC/), Pep Guardiola (Espanha/Bayern de Munique) e Joachim Loew (Alemanha).

A lista engloba igualmente José Mourinho (Portugal/Chelsea), Manuel Pellegrini (Chile/Manchester City), Alejandro Sabella (Argentina), Diego Simeone (Argentina/Atlético Madrid) e Louis van Gaal (Países Baixos/Manchester United).

As decisões finais serão tomadas pelos capitães e treinadores principais das equipas nacionais masculinas, bem como pelos representantes da imprensa internacional selecionados pela revista France Football.

Os vencedores serão anunciados durante uma cerimónia transmitida pela televisão a partir de Zurique (Suíça), a 12 de janeiro de 2015, que inclui ainda a atribuição do FIFA FIFPro World XI, do FIFA Puskas Award - para o melhor golo do ano- o Prémio Presidencial da FIFA e o Prémio do Fair Play da FIFA.

A lista dos 23 jogadores em competição foi elaborada por especialistas do futebol do Comité da FIFA e por um grupo de peritos de France Football.

A 1 de Dezembro, a FIFA e a France Football vão anunciar durante uma emissão em direto os nomes das três mulheres e dos três homens, bem como três treinadores de equipas femininas e três de equipas masculinas de futebol que obtiveram  mais votos (sem anunciar os vencedores).

Os três nomeados da FIFA Puskas Award e do FIFA FIFPRO World XI para os melhores atacantes (15), médios (15), defesas (20) e guarda-redes (5) serão anunciados em finais  de Novembro e em princípios de Dezembro.