quinta-feira, 23 de outubro de 2014

OPINIÃO: AFINAL É O PASTOR MÁRIO PIRES QUE ESTÁ POR DETRÁS DAS CRÍTICAS CONTRA A ATUAL DIREÇÃO DO PARTIDO, LIDERADA POR NAMBEIA.

Soube disso esta manhã e fiquei triste e magoado tanto que não podia deixar de reagir por tudo que conheço deste homem antes tropa "tuga", depois político, depois pastor da igreja evangélica e agora de novo político.

Agora tudo está mais claro, mais nítido, mais limpo como a água potável. Só que de sujidade esta iniciativa tem tudo ...  Ora bem, vamos tentar lembrar quem é Mário Pires no Xadrez político guineense. ele foi o homem que Kumba Ialá ressuscitou em finais de 2002 para assumir a liderança do governo depois da queda de Alamara Intchia Nhasse.

Chegou e começou por encarnar o então Presidente da República e tudo fez para dividir o partido PRS, então liderado interinamente por Alberto Nambeia. Por ironia do destino é também hoje Nambeia o líder do partido com a nova investida de Mário Pires.

Na altura e depois de vários meses à testa do executivo, Pires levou o país à falência ficando com uma dívida de quase 11 meses aos funcionários públicos, que até hoje ainda não foi paga, para além de corrupção a escala máxima e desvios de fundos públicos jamais visto na história da Guiné-Bissau.

Para recordar, no dia do golpe de Estado que derrubou Kumba Ialá em 2003, Mário Pires foi interceptado em Bambadinca e foi apanhado com mais de 50 milhões de Francos CfA em dinheiro vivo quando estava em campanha eleitoral na zona sul do país.

Ao lado do pastor Mário Pires na altura, estava "Nuno Grilo", o papagaio da Guerra Civil de 7 de Junho de 1998 e o apoiante de Nuno Nabiam nas últimas eleições presidenciais deste ano. Hoje é ele Nuno Grilo que de novo está ao lado de Mário Pires nesta frustrante intentona contra o homem mais "digno e humilde" jamais visto na família política guineense - Alberto Embunhe Nambeia.

Única mensagem que gostaria de lançar a estes homens do PRS é o seguinte:

Por favor deixem a Guiné-Bissau viver em paz, deixem o povo guineense viver pelo menos uma vez na estabilidade política e governativa, para que de igual modo com outros países, consigamos finalmente descobrir o sabor de desenvolvimento e de bem-estar. Este povo merece pessoas honestas e que têm como prioridade a Guiné-Bissau e o seu povo e vocês não têm este perfil e, por portanto, deixem a caravana PASSARRRRRRRRRRR !!!! tenham uma grande má sorte nesta investida. Que deus vos amaldiçoe a todos !!!!

Abubacar S. Baldé Junior/Bucareste