quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ORGULHO AFRICANO: CABO VERDE QUALIFICA-SE PARA CAN 2015



Cabo Verde venceu por 1-0 Moçambique, quarta-feira à tarde na cidade da Praia, em jogo pontuável para o grupo F das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) e garantiu a qualificação para a fase final da prova do próximo ano em Marrocos.

Com esta vitória no segundo jogo disputado no recém-inaugurado Estádio Nacional, os “Tubarões Azuis” lideram, isolados, o grupo F com 9 pontos, mais quatro do que Moçambique, com cinco, e a Zâmbia, que também soma agora cinco pontos depois de derrotar, esta quarta-feira, em casa o Níger por 3-0. 

O avançado Heldon, jogador do Sporting Clube de Portugal autor do tento solitário frente a Moçambique, voltou a ser decisivo na marcha dos “Tubarões Azuis” rumo à segunda participação numa fase final do CAN.

Heldon já tinha sido autor do golo frente aos Camarões, em Yaoundé, que valeu o afastamento dos “Leões Indomáveis”, apesar da vitória por 2-1, e a qualificação para o CAN de 2013 de Cabo Verde, que tinha vencido a primeira partida disputada na cidade da Praia por 2-0.

No jogo desta quarta-feira, Helton começou o jogo no banco de suplentes e nove minutos depois de ser colocado em campo pelo treinador Rui Águas quebrou a resistência moçambicana ao assédio cabo-verdiano que já durava 79 minutos, ao apontar o golo solitário da vitória dos “Tubarões Azuis” sobre os “Mambas”.

Os Cabo-verdianos dominaram amplamente a partida e o resultado a seu favor só não foi mais dilatado devido à grande exibição do guarda-redes moçambicano Ricardo Campos, considerado pela crítica como o melhor jogador em campo.

Até ao final da fase de grupos, Cabo Verde recebe, em casa, o Níger, a 14-15 de novembro antes de se deslocar na última jornada a Lusaka para defrontar a Zâmbia, a 19 do mesmo mês.

Os "Tubarões Azuis" de Cabo Verde asseguraram a sua segunda participação consecutiva numa fase final da prova máxima do futebol africano depois de uma primeira presença no CAN de 2013, disputado na África do Sul, onde atingiram os quartos-de-finais do torneio.