segunda-feira, 6 de outubro de 2014

XV CIMEIRA DA FRANCOFONIA DEDICADA AS MULHERES E JOVENS A SER REALIZADA NOS DIAS 29 E 30 DE NOVEMBRO EM DACAR, SENEGAL

DAKAR, Senegal, October 6, 2014/ -- Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, o Senegal irá receber a XV Cimeira dos chefes de Estado e de governo dos países francófonos sob o tema "Mulheres e jovens na francofonia: promotores da paz e agentes de desenvolvimento" (http://www.francophoniedakar2014.sn).




Durante 2 dias, são esperados, em Dacar, 77 chefes de Estado e respetivas delegações, assim como os representantes de organizações internacionais, ONG, agentes económicos, culturais e sociais.

“A cimeira de Dacar será um ponto de viragem para a francofonia tanto em matéria de organização como de programa intelectual, cultural e político”, sublinha Macky Sall, Presidente da República do Senegal, indicando que “decidimos que seria uma cimeira virada para o futuro, com a mobilização da sociedade senegalesa, para que possamos enfrentar os desafios que se apresentam a nível cultural e económico”.

"Mulheres e jovens na francofonia: promotores da paz e agentes de desenvolvimento"

O programa da Cimeira inclui a escolha do próximo Secretário-Geral da OIF, assim como a definição das orientações da francofonia e adoção do próximo quadro estratégico para um período de dez anos: mulheres e jovens.

Com base nos temas selecionados no âmbito da XIV Cimeira da Francofonia, os participantes irão refletir sobre o papel importante das mulheres e dos jovens, nomeadamente no contexto atual de dificuldades económicas e de tensões políticas. O objetivo consiste em criar iniciativas concretas para responder aos desafios sociais, económicos e políticos.

Um processo participativo que mobiliza toda a sociedade senegalesa

A organização da Cimeira da Francofonia, atribuída em cada edição a um país anfitrião diferente, representa para o país organizador uma verdadeira oportunidade no plano económico e político, dando-lhe ao mesmo tempo uma visibilidade internacional.

Para responder a este desafio, o Senegal equipou-se com um importante dispositivo de preparação com o objetivo de garantir a participação de todos os agentes senegaleses, em colaboração com a OIF.

Durante mais de um ano, os referidos agentes reuniram-se regularmente através de diferentes comités encarregues de planificar a programação temática e, também, a organização logística e de eventos sob a tutela da Delegação Geral da Francofonia.

Um comité científico, presidido por El Hadj Hamidou Kassé e composto por membros provenientes dos quadros superiores da administração, do mundo universitário e da sociedade civil, ficou encarregue da elaboração do programa da Cimeira.

Entre os inúmeros encontros organizados no âmbito da planificação temática estão:

-          o colóquio internacional “Mulheres e jovens, forças emergentes: implicações, desafios e perspetivas francófonos”, de 17 a 19 de setembro;

-          o Fórum dos Jovens, a 9 e 10 de outubro;

-          o colóquio sobre as mulheres, em parceria com o Ministério das Mulheres, a rede francófona sobre a igualdade de géneros, dias 16 e 17 de outubro;

-          e de dia 29 a 31 de outubro, "Da inspiração original aos desafios atuais: os caminhos da modernidade".

Francofonia: espaço cultural, social e económico

Paralelamente à Cimeira, serão organizados para todos os participantes inúmeros eventos culturais pelo Senegal, que também irá criar a “Aldeia da Francofonia”, um espaço privilegiado para encontros e trocas de ideias onde os países membros da OIF e os agentes da francofonia irão apresentar as suas atividades.

Dividida em 4 zonas – uma zona institucional para os Estados-membros, governos e operadores da OIF, meios de comunicação social, zona de serviços para as associações e empresas e zona cultural com animações, concertos, exposições –, esta aldeia irá estar aberta ao público de 24 a 30 de novembro de 2014 no recinto do Grand Théâtre National de Dacar.

Por fim, no seguimento da Cimeira e sempre com o objetivo de integrar a francofonia na ação e nos desafios do séc. XXI, o Senegal irá organizar o Fórum Económico da Francofonia nos próximos dias 1 e 2 de dezembro.

Com um valor superior a 7200 mil milhões de dólares norte-americanos de PIB gerado pelos 77 Estados-membros e governos da OIF, trata-se de trocar ideias sobre a dinamização deste potencial económico e sobre a francofonia como vetor económico, com o apoio do papel-chave desempenhado pelo Senegal no desenvolvimento da África francófona e, também, de África no geral.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da XVe Sommet de la Francophonie.


Contactos para imprensa: Coraline Bardinat, coraline.bardinat@richardattiasassociates.com, n.º de tel.: +33 1 42 68 83 94

Poderá consultar todas as informações práticas da XV Cimeira da Francofonia em: http://www.francophoniedakar2014.sn/