terça-feira, 18 de novembro de 2014

COMUNICADO DE IMPRENSA DO AFRICA SME

Encerramento do Africa SME Champions: por um ecossistema ao serviço dos campeões africanos!

DAKAR, Senegal, November 18, 2014/ O Africa SME Champions Forum (http://www.africa-smechampions.com) terminou a 12 de novembro em Dacar, mas a sua ação ao serviço dos campeões africanos só agora começou. Estes dois dias de intercâmbio, que reuniram mais de 300 PME e uma centena de decisores económicos e políticos africanos, permitiram estabelecer as bases de uma diretiva bastante concreta. Esta última irá orientar as ações da comunidade Africa SME Champions na perspetiva da próxima edição do fórum, que se irá realizar em Nairobi em novembro de 2015.



«O Africa SME Champions é muito mais do que uma simples conferência. Vamos propor à comunidade de empresas e instituições um quadro para responder às suas necessidades e que lhes permita interagir. As PME precisam de dinheiro mas, também e sobretudo, de acompanhamento», explica Didier Acouetey, fundador do gabinete de recrutamento especializado AfricSearch e iniciador do evento. «Foi por isso que decidimos lançar o Africa SME Champions, uma plataforma ao serviço das PME africanas.»

Esta plataforma, cujo lançamento está programado para o início de 2015, tem como primeiro objetivo apresentar ferramentas de ajuda às PME aproveitando os ensinamentos da quinzena de sessões temáticas do fórum, centradas em desafios como a redação de um plano de negócios, técnicas de marketing, relacionamento com o cliente, etc. As instituições e empresas parceiras, como a IFC, o Banco Africano de Desenvolvimento, OCP, os fundos de investimento e as empresas de consultoria irão contribuir para alimentar esta base de dados de conhecimentos.

Para além do website, a plataforma Africa SME Champions irá disponibilizar serviços de acompanhamento e aconselhamento muito concretos. «Quando a PME tiver encontrado as informações necessárias no site, uma equipa dedicada irá estar à sua disposição para pô-la em contacto com os fundos e os consultores que poderão ajudá-la a obter o financiamento necessário. Trata-se de todo um ecossistema que irá ser colocado ao serviço dos campeões africanos», explica Didier Acouetey.

A comunidade do Africa SME Champions Forum também previu a criação do rótulo «African Champion», que será atribuído às PME segundo vários critérios, entre os quais a sua capacidade de criação de empregos, o seu papel na integração regional, a implementação de princípios de boa governação, etc. Um rótulo que lhes irá permitir obter condições vantajosas nos países parceiros, nomeadamente no plano fiscal, mas também relativamente ao seu acesso aos mercados públicos, com auxílio à contratação ou ainda para a obtenção de fundos de garantia.

O Ecobank, banco pan-africano e parceiro do evento, anunciou por seu turno a criação dos Ecobank SME Clubs. Albert Essien, diretor-geral do banco, descreveu o projeto: «As PME merecem uma atenção particular. Estes clubes serão locais de um intercâmbio privilegiado, destinados a avaliar melhor as suas necessidades de financiamento, para facilitar a sua obtenção. Os critérios para integrar estes clubes serão extremamente simples.»

O fórum foi também uma ocasião para homenagear os campeões. Os African SME Champions Awards, patrocinados pelo African Guarantee Fund, recompensaram três empresas selecionadas após um processo rigoroso e transparente. O dirigente do Village Group, Ruanda, recebeu o Prémio de Jovem Empresário. A Tabaki, PME queniana, recebeu o Prémio para PME regional. Finalmente, o prémio principal desta edição para PME do Ano foi entregue à SoSoMa Industries, outra PME do Ruanda especializada na agroindústria. «Quisemos comemorar as PME, distinguindo os campeões capazes de transformar o continente e de criar valor», explicou Amadou Kane, antigo Ministro das Finanças do Senegal, escolhido para liderar o júri de seleção dos prémios. Estes campeões são os porta-estandartes da comunidade Africa SME Champions».

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Africa SME Champions Forum.


Contacto de imprensa
Abdoulaye Kanoute
Responsável pela comunicação e relações públicas
E-mail: akanoute@africa-smechampions.com
Tel.: +221 776 613 093