quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CONQUISTA ESPACIAL: MUNDO INTEIRO AGUARDA “ACOMETAGEM” DO ROBÔ PHILAE

Os cientistas esperam, esta quarta-feira, poder aplaudir, de novo, um momento inédito da descoberta espacial. O robô Philae, o passageiro da sonda Rosetta, deverá pousar-se sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko.
Klim Churyumov, um dos dois astrofísicos que descobriram o cometa em 1969, não esconde a satisfação: “Quando descobrimos que o nosso cometa foi escolhido [para esta missão], foi uma grande felicidade. Saltámos de alegria. Agora, toda a gente fala neste cometa, porque é um grande passo, na nossa história. Finalmente, vamos poder ver a sua forma.”
Foram dez anos de viagem desde a Terra, para tentar, nas profundezas do universo, encontrar respostas sobre o porquê da nossa presença neste planeta.
Se for bem-sucedida, a aterragem será uma estreia na história da conquista espacial. Até agora, o Homem não conseguiu posar nenhum objeto num cometa.
O ponto de “acometagem”, batizado Agilkia, tem cerca de um quilómetro quadrado e situa-se numa das zonas com o relevo menos acidentado de toda a superfície do cometa.
Fonte: Euronews