segunda-feira, 17 de novembro de 2014

FORÇAS ARMADAS CELEBRARAM ONTEM, 16 DE NOVEMBRO - 50 ANOS.






As Forças Armadas da Guiné-Bissau assinalam este domingo 50 anos de existência debaixo de contestação da população pelas “atrocidades e instabilidade” de que, segundo o general Biaguê Nan Tan, líder da instituição, são mentores.

Biaguê Nan Tan, que discursava no âmbito da comemoração, salientou a “distância” que existe atualmente entre os militares e a população.

«Somos uma instituição heróica do passado glorioso, mas hoje transformá-mo-nos nuns inúteis ao ponto de a população fugir de nós. Temos de acabar com essa situação», defendeu o general.

«Temos que parar de cometer atrocidades, bater, espancar a população, temos que acabar com isso», sublinhou.

Para Biaguê Nan Tan «é uma vergonha» quando as Forças Armadas guineenses são referidas como sendo causadoras da instabilidade no país.

O general disse que, volvidos 50 anos desde a criação das Forças Armadas guineenses, chegou a altura de preparar “a passagem de testemunho” dos ex-guerrilheiros para uma “tropa moderna e republicana”, tarefa para qual disse contar com a colaboração de todos os veteranos.

As comemorações do 50.º aniversário das Forças Armadas contaram com as presenças de vários veteranos, com destaque para os ex-comandantes Manuel dos Santos (Manecas) e Lúcio Soares.