terça-feira, 11 de novembro de 2014

GOVERNO DE PORTUGAL E IRÃO ASSINAM ACORDO AÉREO EM LISBOA

Governos de Portugal e Irão assinam Acordo Aéreo em Lisboa

euroAtlantic airways de Tomaz Metello designada para operar os dois países

«primeiro-acordo dos últimos 35 Anos entre o Irão e um pais da Comunidade Europeia»

O Presidente do Conselho de Administração/CEO da euroAtlantic airways (EAA), Tomaz Metello, foi o anfitrião de um jantar que juntou em Lisboa o Vice-Ministro do Desenvolvimento e Chefe da Aviação Civil da República Islâmica do Irão, Alizera Jahangirian, bem como o Embaixador do Irão em Portugal, Hossein Gharibi, entre outras personalidades relacionadas com o país. O Irão é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP e a segunda maior reserva mundial de gás natural, mantendo com países europeus como a França, Alemanha, Itália e Espanha, frutuosas relações comercias.

O encontro destinou-se a celebrar a assinatura do Acordo Aéreo Portugal e Irão, realizado no passado dia 6 de Novembro, em que o fundador da EAA, Tomaz Metello, depois de saudar as entidades presentes afirmou: “nos últimos dois anos de intensas negociações entre as autoridades aeronáuticas dos dois países, fez-se história, abriu-se uma nova página no quadro das nossas relações bilaterais. Portugal e Irão têm agora uma oportunidade para aprofundar as suas relações culturais e económicas, como os nossos dois países, e criar novos canais de desenvolvimento, disse Tomaz Metello

O Vice-Ministro do Desenvolvimento e Chefe da Aviação Civil do Irão, Alizera Jahangirian, fez questão de «agradecer em nome do seu país a Tomaz Metello, por ter acreditado na oportunidade deste projecto, bem como as intensas démarches na esfera da Diplomacia junto do governo português», realçando com ênfase «que este era o primeiro acordo dos últimos 35 Anos celebrado entre o Irão e um pais da Comunidade Europeia» tendo ainda deixado uma nota de referência, para a manifesta cordialidade durante o processo de consultas e para a grande simpatia e acolhimento dos portugueses. 

Sobre a euroAtlantic airways: foi fundada pelo accionista e Presidente do Conselho de Administração/CEO, Tomaz Metello, tendo o Grupo Pestana (top 100 das empresas hoteleiras mundiais) uma participação accionista. A EAA é especializada em aluguer de aviões para outras companhias (ACMI–Wet lease e charter). A EAA (2000) foi precursora dos voos turísticos intercontinentais para o Brasil, destino, João Pessoa (Paraíba). A EAA detém o record mundial de ter escalado 546 aeroportos em 164 países, num total de 194 estados conhecidos (83%). A EAA já efectuou nove (9) Cruzeiros Aéreos à Volta do Mundo. A EAA (2013) fruto da excelência de serviços prestados, foi nomeada para os WTAWorld Travel Awards, na categoria "Melhor Companhia Aérea Charter do Mundo", tendo sido uma das três companhias aéreas finalistas. A frota da EAA é de origem americana; um Boeing B777-200ER (Triple Seven), quatro Boeing 767-300ER de passageiros, um B767-ER BDSF (Bedek Special Freighter) e um Boeing 737-800. A EAA é a maior accionista da STP AIRWAYS, detendo 37% do capital da companhia aérea de bandeira de São Tomé e Príncipe.

Fonte: EEA