quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ONU CELEBRA HOJE, 20/11/14, 25 ANOS DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA



A ONU celebra esta quinta-feira, 20 de Novembro, o 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989.

No país a celebração oficial está prevista para esta tarde no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense com o lançamento do relatório sobre a situação Mundial da Infancia, com o tema, “Reimaginar o futuro: inovação para cada criança” e apresentação da Agenda Nacional para a criança guineense.

Ainda no âmbito da celebração da data, realizar-se-á um debate sob o tema, “A Guiné-Bissau é hoje um lugar melhor para as crianças? e, culminará com a pintura em palco com crianças de diversas escolas e animação cultural.

Entretanto, a representante especial do secretário-geral da ONU sobre Violência contra as Crianças, Marta Santos Pais, disse que, “A verdade é que a prioridade dada nas políticas públicas, nas legislações, na participação da sociedade civil mudou radicalmente. Antes de mais, mudou a forma como nós encaramos o que significa ser criança, não mais como um ser passivo dependente da ajuda dos adultos, do Estado e da sociedade. Mas um ator interveniente nos processos de mudança que todos nós construímos todos os dias nos países onde vivemos.”

Santos Pais afirmou ser possível acabar com os abusos e a violência cometidos contra as criança, mais estamos a perder milhares de crianças todos os anos como resultado da violência que define sua vida, seu cotidiano. Para dar alguns exemplos, todos os anos 8% das vítimas de homicídios no mundo são crianças menores de 15 anos e a cada cinco minutos uma criança morre como resultado da violência.
 

O evento vai envolver música e tecnologia para mobilizar pessoas de todo o mundo em torno dos direitos das crianças.