quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OPINIÃO: GUINÉ-BISSAU EM MOVIMENTO

As ùltimas semanas , foram marcados por varias iniciativas das figuras pùblicas nacionais, que determinarão seus posicionamentos no futuro xadrez politico nacional.

Alberto Na Mbeia, atual Presidente do PRS, que decidiu continuar apoiar o Governo liderado pelo PAIGC em prol da estabilidade almejada pelos Guineenses. O Presidente do PRS, deu uma lição magistral onde a mensagem é essa : interesses da Guiné estão em cima dos interesses partidarios e pessoais.

Paulo Gomes, terceiro candidato mais votado nas ùltimas eleições presidências, està a cumprir as suas promessas eleitorais de apoiar a Guiné na transformação da sua economia e para mudar a imagem do Pais. Assim sendo, Paulo Gomes esta empenhado na preparação da Mesa Redonda para engariamento de fundo para financiamento da reforma do Estado e dos projetos economicos.

Cipriano Cassama, Presidente do Parlamente, lançou uma dupla iniciativa que consiste em criar uma Comissão da Etica na ANP e o anuncio duma revisão constitucional. A primeira iniciativa é uma resposta a ansia de justiça do Povo para por cobro a utilização abusivo ou desvio dos errarios pùblicos. A revisão constitucional, aparece como sendo uma necessidade para a estabilidade, acabar com o bicefalismo no executivo ou criar mecanismos de equilibrio constitucional entre os diferentes Orgoes da Sobrania? Essas duas initiativas fazem do Cipriano Cassama, um candidato serio a Presidência da Repùblica na horizonte 2019.

José Mario Vaz, atual, Presidente da Repùblica, ao afirmar no seu discurso de abertura do ano legislativo perante a Assembleia Nacional, que a Guiné, não està preparada para começar a explorar os seus recursos naturais, deu uma chamada de atenção às pessoas que querem utilisar a Guiné para enrequicemento pessoais.

Carmelita Piras, a Ministra da Justiça, com a sua brilhante participação no encontro da Organização Internacional de Cooperação Policial em França, defendo que a Guiné nao é um NarcoEstado, assumiu um duplo papel em defesa do nosso Pais, o do titular da pasta Justiça e do Ministro do Negocio Estrangeiro. Esta posição assumida, faz da Carmelita Pires, uma potencial Primeira Ministra « de facto ».

O Governo do Domingos Simões Pereira, ao assinar varios protocolos de acordos financeiros com doadores, a retoma da ligação Bissau-Lisboa com a companhia aerea EuroAtlantico, assim como a organização do encontro dos Ministros dos Negocios Estrangeiro da CPLP em Bissau, conforta a sua posição do Chefe de Governo e do Presidente do PAIGC, corrigindo as carências de muitos membros do seu Governo.

O maior perdidor desta epoca post-eleitoral, foi Nuno Na Biam, candidato derrotado na segunda volta das ùltimas eleições presidências, que é acusado pelos mùsicos que apoiaram-lhe, de não lhe terem pagos as prestações musícais durante a campanha. Essa imagem de « devidor » constitui uma mancha que põe em causa a probidade duma pessoa que sonhava exercer o cargo do Primeiro Magistrado da Nação.


Pedro Té.