quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PRIMEIRO-MINISTRO QUER QUE ONU CONTINUE NO PAÍS



O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, apelou esta quarta-feira para a continuidade da missão de paz das Nações Unidas no país.

"A fase em que estamos no processo de estabilização e reconstrução do nosso estado de direito e da nossa economia requer que a Guiné-Bissau continue na agenda das Nações Unidas com um acompanhamento contínuo. Por isso, defendemos, no imediato, a continuação do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), afirmou Domingos Simões Pereira, perante o Conselho de Segurança da ONU.

Recorde-se que o atual mandato da UNIOGBIS termina dia 30, sendo que a avaliação de todo o processo foi concluída no dia 14, embora o relatório de todo o processo só seja divulgado em Janeiro.

“O acordo entre os principais partidos políticos nacionais, em particular entre o PAIGC e PRS, os dois partidos maioritários no parlamento, é um pilar de governação e condição suficiente para proceder a reformas inclusivas e ajustes das instituições fundamentais do Estado”, afirmou o primeiro-ministro guineense, que, no entanto, admitiu que “apesar dos significativos avanços, muito encorajadores, o governo admite com realismo que existem riscos e fragilidades importantes que merecem atenção e respostas adequadas”.