sexta-feira, 14 de novembro de 2014

REPRESENTANTE ESPECIAL DA ONU PARA A GUINÉ-BISSAU JÁ ESTÁ EM NOVA IORQUE (EUA)


Miguel Trovoada, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) para a Guiné-Bissau, já se encontra em Nova Iorque, EUA, onde vai participar em reuniões de alto nível.

A 18 de Novembro, Miguel Trovoada marcará presença em reuniões separadas do Conselho de Segurança da ONU e do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau (GIC-GB), para debater a situação do país.

O GIC-GB foi criado em 2006, à margem da 61.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, por iniciativa conjunta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e, por fim, de Portugal.

O GIC-GB serve como plataforma para coordenar e harmonizar as intervenções dos parceiros da Guiné-Bissau, com o duplo objetivo de alcançar a estabilidade política e a recuperação económica.

Até à data, organizou nove reuniões - a última ocorreu a 7 de Junho de 2012, em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim.

Os membros do GIC-GB são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gâmbia, Gana, Guiné, Níger, Nigéria, Portugal, Senegal, ONU, União Africana, União Europeia, CPLP, CEDEAO, União Económica e Monetária Oeste Africano, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.

O GIC-GB é atualmente presidido pela CPLP e pela CEDEAO, representadas, respetivamente, por Timor-Leste e Gana.