quinta-feira, 20 de novembro de 2014

UNIÃO EUROPEIA APOIA A LUTA CONTRA O CRIME TRANSNACIONAL

No dia 19 de Novembro pelas 13h00, em Bissau, decorreu a cerimónia de cedência pelo Ministério daAdministração Interna, do prédio onde ficará sediada a Unidade de luta contra o Crime Transnacional (UCT), no âmbito do futuro projecto EUTRANSCRIM. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Ordem Pública Dr. Doménico Sanca, na presença do Embaixador da União Europeia Dr. Joaquín González-Ducay, do chefe da UCT Dr. Fernando Jorge Barreto, da Diretora da Polícia Judiciária Dra Filomena Mendes Lopes, Comissário Geral da Polícia de Ordem Pública Brigadeiro General Armando Nhaga, e do Deputado da Nação Dr. Mário Saiegh, entre outras personalidades.

 A UCT está formada por elementos das diferentes autoridades policiais da Guiné-Bissau, incluindo a Polícia Judiciária, a Polícia de Ordem Pública, a Guarda Nacional, a Guarda Fiscal, os Serviços Estrangeiros e de Fronteira e a Interpol. O projecto EUTRANSCRIM, inteiramente financiado pela União Europeia num montante de cerca de 400 milhões de Francos CFA (620 mil Euro), terá início no primeiro semestre de 2015 após a aprovação pelo Ministério da Justiça, com duração de 18 meses e será implementado pela UNODC.

O objectivo principal deste projecto é apoiar a política do Governo da Guiné-Bissau na luta contra o Crime Transnacional em particular contra o tráfico de droga e de pessoas. Neste contexto, o Embaixador da União Europeia Joaquín González-Ducay manifestou: "EUTRANSCRIM vai permitir aumentar a capacidade do sistema de justiça criminal guineense para investigar os criminosos, e reforçar laços entre os órgãos da justiça criminal dos países da sub-região. Com esta cooperação com os Ministérios da Administração Interna e da Justiça, dá-se um impulso suplementar a luta contra a impunidade, a corrupção e os tráficos ilícitos. É importante prosseguir os esforços conjuntos para combater estes fenómenos".