domingo, 14 de dezembro de 2014

CABO-VERDE: MILITANTES DO PAICV ELEGEM NOVO LÍDER



Cerca de 29 mil e 300 militantes do Partido Africano da Independência de Cabo-Verde (PAICV) no poder, vão às urnas este domingo, 14, para eleger o novo líder do partido.

Cristina Fontes Lima, Felisberto Vieira e Janira Hopffer Almada, são os candidatos à sucessão de José Maria Neves.

Das cerca de 100 mesas de voto, Santiago deve ficar com metade, tendo em conta que as duas regiões políticas da ilha têm cerca de dois terços dos militantes inscritos no caderno eleitoral.

As urnas deverão ser colocadas em pontos estratégicos de cada localidade e o processo de votação está previsto para se iniciar às 9 horas, estando o fecho aprazado para as 17 horas.

Não foi estabelecido ainda um timing para a divulgação dos resultados oficiais, mas os mesmos deverão ser disponibilizados no mesmo dia da votação, domingo.

Caso nenhum dos três candidatos consiga mais de 50 por cento dos votos na primeira volta, será realizada uma segunda ronda entre os dois candidatos mais votados. Votação para uma eventual segunda volta está marcada para o dia 21.

Entretanto, o congresso extraordinário do PAICV, que deverá legitimar o novo líder do partido, acontece na primeira quinzena do mês de Janeiro de 2015, devendo contar com a participação de 600 delegados.