segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CABO-VERDE: VULCÃO DO FOGO VOLTA A EXPELIR LAVA


A frente de lava da erupção do vulcão do Fogo, que esteve estagnada nos últimos cinco dias, reativou-se e começa a movimentar-se em direção a Cova Tina, invadindo terrenos agrícolas.
Reativou-se também uma frente de lava em Portela, na parte traseira da cooperativa, indo lentamente em direção a Bangaeira, e já atingiu a cooperativa, destruindo-a por completo.
Segundo um comunicado do gabinete de comunicação do Governo, esta lava encontrava-se dentro do túnel magmático. Ou seja, estava dentro da «crosta» criada pela lava anteriores e foi-se movimentando no interior durante estes dias. Mas «a sua movimentação é lenta em termos de ocupação de terreno».

A atividade eruptiva mantém-se com baixo derramamento de lava do vulcão, com explosões muito esporádicas e com emissão de gases e cinzas.
A frente de lavas que se encontra em direção a Fernão Gomes continua estagnada, sem nenhum avanço no terreno.

A equipa de monitorização continua atenta e a acompanhar «rigorosamente» a evolução da actividade eruptiva, de modo a poder ter informações precisas e ter as devidas actualizações do quadro, permitindo assim que as autoridades, em caso de necessidade, possam agir atempadamente.