quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CAN-2015: CABO-VERDE INTEGRA O GRUPO-B



Cabo Verde figura no grupo B do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol de 2015, na Guiné Equatorial, ao lado da Zâmbia, da Tunísia e da República Democrática do Congo (RDC), segundo o sorteio da fase final da próxima edição da prova realizado quarta-feira em Malabo, a capital equato-guineense.

Cabo Verde volta a reencontrar a Zâmbia, uma das equipas que integrou o Grupo-F da fase das eliminatórias a par de Moçambique e do Níger.

Os “Tubarões Azuis”, designação da seleção de Cabo Verde, foram a primeira equipa a qualificar-se para a fase final do CAN 2015 depois de vencer, a 15 de Novembro em casa, Moçambique por 1-0.

A Tunísia é também um outro adversário conhecido de Cabo-Verde, apesar de não pelas melhores razões.

Depois de vencer, a 07 de Setembro do ano passado, em Túnis, as “Águias de Cartago” por 2-0, em jogo a contar para as eliminatórias do Mundial de 2014 no Brasil, Cabo-Verde viria a ser afastada de disputar o play-off por ter utilizado de forma irregular o jogador Fernando Varela, que ainda estava a cumprir castigo depois de ter sido expulso no jogo frente à Guiné Equatorial.

O técnico português da seleção de Cabo Verde, Rui Águas, que esteve presente no sorteio em Malabo, assumiu como meta dos “Tubarões Azuis” atingir os quartos-de-final do CAN 2015.

"Tentaremos ultrapassar a fase de grupos e chegar aos quartos-de-final do CAN, algo que Cabo Verde conseguiu na sua primeira participação”, disse Rui Águas, sublinhando que este é para já o primeiro objetivo.

“Depois veremos", realçou o técnico português, lembrando que "há uma grande expectativa", porque os cabo-verdianos "adoram a sua seleção e esperam sempre dela mais e melhor e é isso que nós tentaremos corresponder".

A 30ª edição do CAN realiza-se na Guiné Equatorial entre 17 de Janeiro e 8 de Fevereiro depois da desistência de Marrocos alegando receios devido à epidemia do Ébola que afeta alguns países oeste-africanos.

A Nigéria, atual detentora do troféu conquistado na África do Sul em 2013, estará ausente do CAN 2015 por falhar a qualificação para a fase final da competição.

Eis os grupos sorteados:

Grupo A:
Guiné-Equatorial, Congo, Gabão e Burkina Faso

Grupo B:
Cabo-Verde, Zâmbia, RD Congo e Tunísia

Grupo C:
Ghana, Senegal, África do Sul e Argéria

Grupo D:
Côte d’Ivoire, Camarões, Mali e Guiné-Conakry.

Nota importante: O jogo de abertura vai opor a Guiné Equatorial ao Congo.