quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

EUA E CUBA REATAM RELAÇÕES MAIS DE 50 ANOS DEPOIS


"É a mais significativa mudança na política dos EUA em relação a Cuba, nos últimos 50 anos". Foi assim que Barack Obama definiu, esta quarta-feira, a mudança nas relações entre os dois países. Numa declaração ao país, o presidente norte-americano afirmou que o embargo é uma política ultrapassada e que não trouxe resultados.
Obama confirmou que os EUA vão abrir uma embaixada em Cuba, aliviar as restrições económicas do país e permitir a cidadãos americanos que viajem para a ilha dos irmãos Castro, num "novo capítulo" da história dos dos países.
O presidente norte-americano disse ainda que ia propor ao Congresso o levantamento total do embargo ao país, num discurso simultâneo com o realizado por Raúl Castro, a partir de Havana.

"Estamos a fazer estas mudanças, porque é a atitude certa. Hoje, a América escolheu livrar-se das amarras do passado para chegar a um futuro melhor, para os cubanos, para os americanos, para a nosso hemisfério e para o Mundo", considerou Obama no seu discurso.
Barack Obama agradeceu ainda o apoio do Canadá e do Papa Francisco pela ajuda prestada nas negociações, que duraram 18 meses.

A libertação do prisioneiro norte-americano Alan Gross, esta quarta-feira, foi início do processo de reaproximação dos EUA e Cuba.