sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

OPINIÃO: ESCLARECIMENTO

Cumpre-me esclarecer ao cidadão, que se apresenta com o nome de Ilídio Vieira Té, que na passada segunda-feira, dia 15 do corrente, expôs no vosso prezado blog (Progresso nacional), o que lhe vai na alma, relativamente aos problemas da energia elétrica na Guiné-Bissau, os quais, muito zelosamente, alguém se dignou advertir-me, na esperança, de que, talvez pudesse trazer alguma luz face às voluntárias imprecisões aí contidas, as quais só Deus sabe com que intenções.

Como todos sabem, a pequenez do nosso meio social é de tal ordem, que não tardei em aperceber-me da verdadeira identidade da personagem que se esconde por detrás do pseudónimo Ilídio Vieira Té, o que me leva a seguinte pergunta:

Se, implicitamente, no seu douto texto, reconhece o exercício da democracia no nosso país, quando afirma que elege, por que razão ainda se refugia atrás de pseudónimos para vilipendiar e caluniar outros com falsidades? Ainda que com alguma dificuldade, se reconheça, numa espécie de mea culpa, que não é da sua vontade exigir a demissão do ministro da energia, não hesitou, contudo, em transpô-la despudoradamente para o papel. 

Aqui sim, as intenções são bem terrenas e calculistas. Até porque, e obedecendo a uma estratégia diabólica, estas intenções, já tinham sido veiculadas num programa radiofónico, para que em crescendo ganhem a dimensão e ruídos tão grandes, se possam depois consolidar em facto político. E a tradução é simples, tornar o secretário-geral do PRS e ministro da energia, num bode expiatório das desgraças que o ainda défice de energia causa às populações de Bissau.

Para seu governo, tomo a liberdade de lhe informar que nos quarenta de existência do Estado guineense nenhum outro governante fez tanto para a energia na cidade de Bissau, o que aliás, se acabará por verificar a breve trecho, se Deus quiser. E por isso uma outra pergunta se impõe:

O que é que os crónicos problemas existentes numa empresa como EAGB, com os quais a nova administração trava uma luta hercúlea quotidiana, tem a ver com a eventual demissão de um ministro. Meu caro Ilídio, isso, que advoga, seria, sim, um acto de cobardia e de fuga de responsabilidades. Do pouco que ainda conheço, do Dr. Florentino Mendes Pereira, pode ficar descansado, e já agora afiance também os seus estimados leitores, de que este nunca fugiu a uma luta, e muito menos esta de trazer energia e água a todos os lares da Guiné-Bissau.

Bissau, 19 de dezembro de 2014
Victor Gomes Pereira
Porta-voz do PRS