terça-feira, 9 de dezembro de 2014

UNICEF E FUNDAÇÃO PORTUGUESA CONSTROEM PRÉ-ESCOLAS EM BISSAU


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vai investir 250 mil euros numa parceria com a Fundação Fé e Cooperação (FEC) para formação de educadores e construção de estruturas pré-escolares em Bissau, capital da Guiné-Bissau, anunciou hoje, em comunicado, a instituição.
A FEC é um organismo português da Igreja católica que atua nos países lusófonos e está presente no país há mais de uma década, beneficiando de co-financiamento público de Portugal para manter projetos de cooperação na área da educação.

UNICEF e FEC pretendem melhorar a oferta no ensino pré-escolar, sobretudo nas zonas rurais.

Segundo dados do Inquérito Ligeiro para a Avaliação da Pobreza, a maioria das crianças em idade escolar não vai às escolas e entre as que as frequentam, apenas 46,2% beneficiaram de um programa pré-escolar no ano anterior.
Ainda segundo a UNICEF, «as crianças que vivem em zonas urbanas têm mais probabilidade de frequentar a escola do que as que vivem em zonas rurais».

O apoio formalizado com a FEC respeita à segunda fase do Projeto de Desenvolvimento da Pequena Infância, cuja duração é de cinco anos.