segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ENERGIA: AGGREKO ESTENDE CONTRATO DE 200 MW NA COSTA DO MARFIM




ABIDJAN, Costa do Marfim, January 26, 2015/ -- A Aggreko (http://www.africa.aggreko.com), líder mundial em serviços de fornecimento temporário de energia e de controlo de temperatura, anunciou uma prorrogação do contrato da central elétrica a gás de 200 MW na Costa do Marfim, por mais 3 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais 2 anos. A central da Aggreko na zona de Vridi, Abidjan, fornece energia fundamental à Costa do Marfim e aos países vizinhos que estão ligados à rede deste país.




As instalações começaram a funcionar em 2010, com um primeiro projecto de 70 MW. Em 2011, este valor aumentou para 100 MW com a adição de 30 MW e, em Junho de 2013, cresceu para 200 MW. Com o crescimento económico e um aumento do PIB na ordem dos 9%, a necessidade de energia tem aumentado progressivamente nos últimos anos. A central da Aggreko injeta energia vital na rede local, ajudando assim a manter o funcionamento de infraestruturas e serviços essenciais, ao mesmo tempo que assegura o fornecimento constante de energia para as empresas e utilizadores domésticos.

“É com enorme prazer que prorrogamos o contrato da Aggreko, o qual constitui uma parte importante do nosso programa de reforço das infraestruturas energéticas em todo o país”, comentou Amidou Traore, Diretor-Geral da CI-Energies. “Os 200 MW fornecidos pela central da Aggreko são uma parte importante do nosso portefólio de produção de energia e ajudam-nos a manter o fornecimento de energia aos nossos clientes, enquanto implementamos os programas de infraestruturas permanentes.”

As economias africanas estão a crescer a uma velocidade impressionante, o que aumenta a pressão nas infraestruturas de produção, transmissão e distribuição de energia. Ao adicionar rapidamente projectos de energia temporária e de grande dimensão, os países podem continuar a fornecer a energia necessária para sustentar o crescimento económico, enquanto os governos e os serviços públicos se concentram em aumentar a capacidade de produção de energia.

“O nosso projeto na Costa do Marfim é um bom exemplo do valor que a Aggreko gera para os seus clientes em África.”, afirma Christophe Jacquin, Diretor-Geral da Aggreko no Norte de África e na África Ocidental. “As nossas soluções têm como objetivo resolver problemas de escassez na capacidade de produção de energia, permitindo que os nossos clientes consigam manter o fornecimento enquanto trabalham para melhorar os seus sistemas.”

A Aggreko tem uma forte presença na Costa do Marfim e considera que o país é uma plataforma essencial para as suas operações na África Ocidental. Além da central de Abidjan, a Aggreko também é responsável por uma iniciativa de formação para jovens na África Ocidental: a Aggreko Technical University, na Costa do Marfim.

O curso é composto por um programa de formação intensivo que inclui módulos de operações, técnicos e de projeto. Todos os alunos que completam o curso têm rapidamente acesso a oportunidades de emprego na área de operações e de projeto na Costa de Marfim e noutros locais da rede internacional de projetos energéticos da Aggreko. Até ao momento, o programa já permitiu dar formação a 18 técnicos da Costa do Marfim e da África Ocidental, sendo que 14 destes técnicos acabaram o curso e juntaram-se à Aggreko em vários locais em África.