quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

INTERNACIONAL: CORPOS DE VÍTIMAS BURKINABES DE ACIDENTE DE AIR ALGÉRIE ESPERADOS NO BURKINA FASO


Os restos mortais das 28 vítimas burkinabes do acidente do voo AH 5017 da Air Algérie ocorrido em Julho último no Mali, serão finalmente repatriados a 13 de Janeiro corrente e não esta quarta-feira, como inicialmente previsto, anunciou um comunicado do Ministério de Segurança Burkinabe.
Segundo o comunicado, a chegada destes corpos sem vida a Ouagadougou está prevista para o dia 13 de Janeiro próximo por volta das 15 horas (locais).

O voo  AH 5017 da Air Algérie, avião de tipo McDonnell Douglas MD-83, alugado pela empresa espanhola Swift Air, descolou quinta-feira, 24 de Julho de 2014, do Aeroporto Internacional de  Ouagadougou por volta de 1 hora 17 minutos (TMG), tendo desaparecido em menos de uma hora dos radares, pouco tempo depois de ter mudado de direção por causa de uma tempestade.
Os destroços da aeronave encontrados à noite no território maliano pelo Exército burkinabe estavam completamente desintegrados e, dos 116 passageiros mortos no acidente 28 são bukinabes  e 54 franceses.

O regime de Blaise Compaoré, derrubado a 30 de Outubro último, já havia anunciado a construção de um monumento em memória destas vítimas na Cidade AN II (centro da cidade), perto do aeroporto internacional de Ouagadougou, donde o avião descolou a 24 de Julho antes de se despenhar no norte do Mali.
O regime Compaoré também tinha previsto organizar uma cerimónia comemorativa em Dori (norte), em finais de Novembro de 2014, em memória das mesmas.

O derrube do Presidente Blaise Compaoré, após 27 anos de poder absoluto, na sequência de uma revolta popular a 30 de Outubro último, fez fracassar estes planos.