sábado, 17 de janeiro de 2015

OPINIÃO: PARA QUE SERVE A ESCOLA

Ola Ilustres progressistas

Tenho uma pergunta que acho pertinente partilhar com as pessoas e agradeceria imenso se me ajudassem nesse sentido.  
 
Pergunto: PARA QUE SERVE A ESCOLA?

Certas coisas acontecem no mundo e principalmente neste dito ‘século XXI’ que realmente trazem perguntas na minha cabeça que por mais que pense não consigo encontrar a resposta. Vejamos os acontecimentos na Nigeria que começaram já há um bom tempo e o ataque terrorista contra o jornal francês Charlie Hebdo em Paris no dia 7 de Janeiro. O que é que a comunidade internacional fez? O que é que todos nós fizemos? Façamos estas perguntas pensando em tudo a volta dos dois acontecimentos, pensando no numero das pessoas que morreram na Nigeria e França. Morreram centenas de pessoas na Nigeria e umas dezenas na França porque é que o mundo passou a se chamar de CHARLIE? É que se fossem só os governos e as organizações internacionais a promover estas campanhas talvez não faria nenhuma pergunta, talvez diria que “ah, é tudo truque dos políticos nem vale a pena perguntar o porque”, mas acontece que todo o mundo está na nova moda CHARLIE, principalmente nas redes sociais. Porque? Protagonismo? Ou será que é porque estamos a falar de FRANÇA? Ironicamente pergunto, agora JE SUIS CHARLIE significa EU SOU CIVILIZADO ou ESCLARECIDO? É natural que se pergunte o que é que isso tem a ver com a pergunta acima, “para que serve a escola?”. Gostaria de convidar as pessoas a reflectirem profundamente sobre este assunto. Pensemos e encontremos as respostas, “alfabetizados”.

Aceitem minhas cordiais saudações
Com melhores cumprimentos
Rassul Mane