sábado, 17 de janeiro de 2015

OPINIÃO: UMARO DJAU( JORNALISTA NOS EUA)

 
O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, tem insistentemente pedido aos cidadãos guineenses para se expressarem livremente sobre os assuntos de governação, nomeadamente denunciar os eventuais actos de corrupção de Estado.
 Especializada para as áreas de Agricultura, Recursos Naturais e Ambiente, fez exactamente o que teria pedido o Presidente da República. Daniel Gomes falou do caso dos 13 milhões de dólares que Angola teria disponibilizado para iniciar a exploração do bauxite no leste do país, pedindo o devido esclarecimento sobre o paradeiro do chamado“bónus de assinatura”.
Para a nossa surpresa, a Presidência da República responde dizendo o seguinte: As declarações de Daniel Gomes “podem pôr em causa a boa imagem do Estado, valores de boa governação, bem como a transparência na gestão da coisa pública”.
Então não teria pedido o PR a participação de todos na denúncia dos casos duvidosos? Aliás, Jomav tem falado ultimamente (e muito bem falado) sobre a exploração da madeira, das areias da Varela, entre outros casos menos esclarecidos. Agora não vejo a razão porque o fosfato e o bauxite devem estar fora da equação!!!
Em que ficamos então, meus compatriotas?!
N’punta nan son!
Abraços,
Umaro Djau
16 de Janeiro de 2015