quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

OPINIÃO:GUINÉ-BISSAU E A LUTA CONTRA O TERRORISMO

O recém atentado contra o jornal satirico francês, « Charlie Hebdo » que causo 12 mortos vêm nos refrescar a memoria da importancia dos Serviços de Segurança do Estado que constituem a primeira barreira contra actos de agressão contra Estado, Territorio, Populações e recursos naturais dum Paìs.

O papel dos Serviços de Segurança do Estado, não é defender um regime politico, é identificar ameaças e anticipar acontecimentos que podem por em perigo a tranquilidade e a paz social, assim como a ordem numa sociedade.

O atentado contra o jornal satirico francês, « Charlie Hebdo », impõe reflexão sobre a organização , formação e meios (material logistico, de escuta, e tecnologico) que devem ser postos a disposição dos nossos Serviços de Segurança.

A Guiné està numa situação de circlos de ameaças evolutivos com o iredentismo da Casamança no Norte, que varias vezes teve no passado impacto sobre a nossa paz social; a situação no Mali que foi divido pelas varias fações rebeldes arabo-berberes da Região de Azawad que aumentaram e renovaram os seus arsenias bellicos depois da queda de Khadafi e que contrala todo o norte do Mali ; e temos na Nigeria, que é suposto ter o maior exercito da CEDEAO, mas que continua perder terreno face aos terroristas de Boko Haram. Ou seja ou que passa em qualquer parte do mundo pode ter impacto, na nossa cultura, segurança, na nossa economia e soberania nacional.

Essas ameaças me preocupam, porque a guerra contra o terrorismo tornou-se mundial, porque os terroristas alimentam-se não só de varios traficos (droga, humano, petroleo, arma), mais aproveitam sobre tudo da miseria humana e de fraqueza policial, organizativa e operacional dos Estados, para impor as populações vulneraveis novo modelo social, baseando no obscurantismo que encontra condições fertis nas populaçoes livradas à si mesmo, onde a falta de educação, de agua potavel, de luz e de oportunidades economicas aumentam audiçao dessas organizações criminosas . As nossas Regiões, assim como algums bairros de Bissau, devem ser alvos de atençao particular por parte das nossas Autoridades.

Quero recordar que os autores mauritanianos dos assassinatos de franceses em janeiro 2008, que refugiaram-se em Bissau, nos ameaçaram, quando estavam a ser extraditados no aeroporto, dizendo que a Guiné-Bissau, vai pagar o seu ato. E importante ter memoria para não sermos surprendidos.

Reparamos tudo em Bissau, que hà cada vez mais, mulheres e meninas vestidas com o véu integral, a burca. E um indice que deve despertar atençao, porque o que està em causa é um modelo societal baseado em laïcidade, que implica harmonia e tolerência entre as nossas praticas religiosas sem ostentação pùblica ou imposição num espaço pùblico de praticas e culturas religiosos.

E importante nomear um novo Ministro de Interior depois da saida do antigo titular da pasta no Governo, para conferer autoridade suficiente para que possamos contribuir na luta contra o terror na nossa subregião trocando e partilhando informações com os Serviços de Informaçoes dos Paises vizinhos e amigos. E só assim que a forma do Estado moderno baseado na laïcidade serà defendida, oum quadro onde a tipologia das ameaças modernas do Estado, tem por carateristica de nascer e crescer no proprio País.



Pedro Té.