terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PAICV: JANIRA HOPFFER ALMADA SAI REFORÇADA DO CONGRESSO DO PARTIDO


A nova presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) consegue uma maioria clara no Congresso, realizado este fim-de-semana, na cidade da Praia, ao obter 63,34 por cento (%) dos votos.
Janira Hopffer Almada elegeu 32 dos 50 membros do Conselho Nacional e cinco dos sete elementos que compõem a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do partido.

Felisberto Vieira foi o grande derrotado deste Congresso ao obter 28,42 % dos votos expressos contra os 40% conquistados nas directas de 14 de Dezembro. Vieira, que é líder Parlamentar do PAICV, conseguiu apenas 14 mandatos para o Conselho Nacional.
Já Cristina Fontes Lima, outra derrotada nas directas do parido, conseguiu manter o seu score elegendo quatro conselheiros graças aos 8,24 % dos votos dos 474 delegados presentes no Congresso. A ministra-adjunta e da Saúde não obteve qualquer mandato para a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização.

Reagindo aos resultados da votação, Felisberto Vieira desdramatizou a derrota afirmando que o Conselho Nacional, que resulta do cruzamento das três listas, “mostram bem a força do partido, fruto do cruzamento da experiência com a renovação, do género e das várias competências do PAICV”.
Sobre os resultados em si, Vieira disse que “está dentro da escala que tínhamos estabelecido”.

Cristina Fontes Lima considerou também que foi uma vitória do PAICV, porque “foi o reafirmar do eleitorado em dar uma força à presidente eleita, no sentido de poder ter condições de liderar. Mas, também, ganhou porque pode garantir a pluralidade no Conselho Nacional”.
A nova líder do PAICV mostrou-se regozijada com resultados alcançados no Congresso, fazendo questão de, primeiramente agradecer os delegados, aos congressistas, “por esta confiança”.

“Recebo esta confiança com toda a humildade. O meu compromisso é Cabo Verde e o PAICV, por isso, trabalharei de sol a sol, afincadamente, fazendo o melhor que posso, para garantir o fortalecimento do partido e a prosperidade de Cabo Verde”, afirmou.
Para a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, votaram 298 delegados, que garantiram a Janira Hopffer Almada cinco membros, 141 militantes foram a favor do Felisberto Vieira, assegurando-lhe dois membros, enquanto 41 pessoas deram o sim a Cristina Fontes, que assim não conseguiu nenhuma representação nesse órgão num universo de 463 votantes.

No Conselho Nacional, vão ainda ter assento os membros natos, designadamente primeiros secretários do PAICV, os representantes da Comissão Política Regional, membros do Governo, deputados, presidentes de câmaras e de assembleias municipais, militantes, além das representações da JPAI e da Federação Nacional das Mulheres.