segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

COMITÊ ACADÊMICO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO ESTADO DO CEARÁ-BRASIL IIº ENCONTRO ACADÊMICO




Relatório nº II
Comitê Acadêmico dos Estudantes Guineenses no Estado do Ceará – Brasil é uma organização do teor acadêmica, fundada por um grupo de Alunos, com o objetivo de criação de um espaço multidisciplinar e social, que visa sistematização e a produção do conhecimento científico que possa contribuir para o processo de formação científica dos alunos nas diversas áreas do conhecimento. Os seus objetivos especifico propõem estimular o pensamento e olhar crítico construtivo para os problemas culturais, sócias, econômicos e  políticos da Guiné-Bissau; despertar a vocação cientifica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes Guineense no estado do Ceará;  auxiliar os discentes na elaboração dos seus trabalhos Científicos de conclusão do curso e de inserção nos programas de pós-graduação.
No ultimo dia Oito de fevereiro de dois mil e quinze, o Comitê Acadêmico em comprimento do seu propósito, efetivou o seu segundo encontro acadêmico, no Salão Polivalente Santo Antônio da Igreja nossa Senhora das Dores, Bairro Otávio Bonfim, na cidade de Fortaleza, capital do estado de Ceará.  O evento teve como tema: O PAPEL DOS QUADROS GUINEENSES NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DO PAÍS. O encontro reuniu um universo de acadêmicos com graus de formação diferenciados de técnicos a mestres, e dos diversos ramos do conhecimento. Enquanto programação, quando às dezesseis horas, horária local deu-se inicio no programa das atividades, com a recepção dos convidados, às dezesseis horas, e vinte minutos, abertura solene e a execução do Hino Nacional. Depois de honrar o Hino Nacional, a Coordenadora do comitê Acadêmico na pessoa da Suzete Sabino Lopes, proferiu palavras aos convidados, cumprimentou a plateia, deu boas vindas ao IIº encontro, agradeceu a forma como os acadêmicos estão empenhando pelo progresso do Comitê, e por ultimo pediu mais dedicação e sugestões para que se garanta uma melhoria continua. A programação do evento foi dividida em duas partes, sendo na primeira parte apresentações das palestras e na segunda parte, debate acadêmico e profissional.
Às dezesseis horas e trinta minutos, deu se inicio a primeira palestra ministrada por Especialista em Gestão de Negócios, Galeno Ferreira, sob tema: Empreendedorismo: As Oportunidades De Criação De Pequenas E Medias Empresas Na Guiné-Bissau.
 Galeno começou por agradecer o convite e elogiou a iniciativa de criação do Comitê acadêmico. Falou resumidamente dos fatores da pobreza na África e sobre o potencial do Continente, duma forma especifica referiu que o mercado Guineense é muito estático, falta visão de negócio e incentivos para criação de pequenos e médios negócios, ainda durante a palestra apresentou quais são as principais características de um empreendedor, mostrou os setores que oferecem grandes oportunidades de empreendedorismo na Guiné Bissau. Para este especialista, a ocupação do mercado nacional é predominada pelos empreendedores estrangeiros o que não é nada benéfico para o País segundo ele. Ferreira encerrou a sua palestra fazendo um apelo aos Estudantes, criem iniciativa, acreditem nelas e estejam preparados para acordar cedo e dormir tarde.

Às dezessete horas, o concludente do curso de Arquitetura e urbanização, Mohamed Murtala Djalo, iniciou a apresentação do seu Projeto arquitetônico de conclusão do curso com titulo: Estratégias de Revitalização da zona portuária de Bissau.  Murtala agradeceu a oportunidade de poder apresentar este projeto à comunidade acadêmica Guineense, explicou o que lhe motivou a trabalhar este projeto, apresentou comparações com os outros portos de outros Países que foram revitalizados, Djalo deixou a vista o como ficaria a Zona portuária de Bissau antes e depois da sua revitalização.
Com esta apresentação, encerrou se a primeira parte do evento, às dezessete horas e trinta minutos foi formada a mesa de debata com três profissionais de três ramos de conhecimento, a saber: Martinho Ié, Especialista em Gestão Portuária; Sandra augusto Té, Estudante de Gestão Ambiental e Claiton Dias Graduado em Turismo. Estes profissionais foram convidados para analisar a viabilidade do Projeto de revitalização da zona portuária de Bissau.

Para Martinho Ié, processos de revitalização de zona portuária é comum, e em particular a de Bissau seria coerente a implementação deste projeto, tendo em conta a sua atual situação de degradação.
Claiton Dias defendeu que do ponto de vista Turístico, social e econômico o projeto seria rentável, apesar de influencia turística induz também outros fatores indesejáveis tais como exploração sexual e violência. A zona portuária de Bissau a qual se refere este projeto pode ser aproveitada muito devido a escassez de espaços de lazer na Cidade. O projeto deve levar em consideração aos patrimônios históricos que naquela área se encontram, salientou Dias.
Já para Ambientalista Sandra Té, quando se fala em construir e/ou revitalizar uma obra de infraestrutura de grande porte, deve-se pensar em resíduos sólidos o que ainda é um problema no País. Portanto, o projeto em se é necessário para a nossa sociedade, mas do ponto de vista ambiental e sustentável os seus impactos precisam ser analisados e aprofundados neste projeto. A Guiné-Bissau ainda tem problemas em formas de tratamento do lixo e esgoto, e o nosso Mar é uma das maiores riquezas que temos, não podemos admitir que continue sendo deposito dos resíduos concluiu a Té.
 Durante o tempo de debate dos analistas, teve interação direta com a plateia.
Quando às dezoito horas e trinta minutos, a Mestre de Cerimônia Anacelia Soares Ribeiro, em nome da Coordenação anunciou o fecho de programação e agradeceu a presença de todos os participantes.


Fortaleza-Ce
19/09/2015

Atentamente
A Coordenação