segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

É HOJE, É HOJE: ACOLHIMENTO TRIUNFAL PARA JOGADORES IVOIRIENSES APÓS VITÓRIA NO CAN


Os jogadores da equipa nacional de futebol da Côte d´Ivoire, vencedores do Campeonato Africano das Nações (CAN), domingo em Bata, na Guiné Equatorial, terão esta segunda-feira um acolhimento triunfal para celebrar o seu segundo título continental.
Os Ivoirienses que esperavam um dia feriado no caso de vitória viram os seus desejos realizados, depois de o Presidente Alasaane Ouattara o decretar, esta segunda-feira, para permitir às populações acolher e celebrar os heróis de Bata que regressam num voo especial.

A sua chegada está prevista para as 11:30 horas locais, no Aeroporto Internacional Félix Houphouët-Boigny, onde serão acolhidos pelo Presidente Ouattara e por outras altas autoridades.
O Ministério da Promoção da Juventude, Desportos e Lazeres exortou as populações a concentrar-se ao longo do itinerário dos Elefantes campeões africanos, até ao Estádio Félix Houphouët-Boigny.

Terça-feira, eles vão receber o reconhecimento do Estado durante uma cerimónia de condecoração, seguida por um almoço com o Presidente Ouattara.
Como em 1992 no Senegal, houve uma repetição da história durante a qual os Estrelas Negras do Gana falharam o título de campeões africanos, no termo da mesma prova incerta de marcaçao de penalidades.

Depois dum empate no tempo regulamentar e durante os prolongamentos, os Ivoirienses bateram os Ganenses por 9-8 na marcação de penalidades.
Vinte e três anos depois do Senegal em 1992, e duas finais perdidas em 2006 e 2012, a Côte d´Ivoire obteve o seu segundo título do CAN.