sábado, 7 de fevereiro de 2015

LIÇÕES DO PROCESSO DE REFORMA DO SECTOR DE SEGURANÇA EM RUANDA

A Reforma do Sector da Segurança (RSS) é apresentada cada vez mais como uma solução para um amplo espectro de estados africanos que enfrentam desafios de segurança. No entanto, devido a uma variedade de razões, existem relativamente poucos exemplos de uma implementação bem-sucedida da RSS.

O caso do programa de Desenvolvimento do Sector da Segurança do Burundi (DSS), apesar de ainda estar em desenvolvimento, é notável, por ter promovido desde a sua criação, em 2009, tanto a eficácia do sector da segurança como a responsabilidade democrática. Na sua última Breve Análise sobre a Segurança em África, "Lições do Processo de Reforma do Sector da Segurança do Burundi," Nicole Ball examina alguns dos desafios e conquistas da experiência do DSS até ao presente. Baseando-se nos seus anos de análise prática trabalhando com numerosos programas de RSS, a Drª. Ball destaca as percepções do DSS do Burundi, que podem informar outras iniciativas africanas de RSS. Fundamental entre estas é a importância de navegar as políticas de reforma. (Clique aqui para ler a publicação.)

Os Resumos de Segurança de África apresentam pesquisa e análise aplicadas, com o fim de conseguir um melhor entendimento dos desafios da segurança em África.

As versões em Inglês e Francês já se encontram no website, e estes, tal como os Resumos passados, podem-se encontrar aqui: http://africacenter.org/acss-publications/security-briefs/ 
  
Como sempre, agradecemos o vosso comentários. 
Joseph Siegle, Ph.D.
Director of Research
Africa Center for Strategic Studies
National Defense University
300 5th Avenue, SW, Bldg. 21, Ft. McNair
Washington, D.C. 20319-5066